TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Das Mulheres Negras Contra A Política Do Branqueamento Racial

Por:   •  2/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

A LUTA DAS MULHERES NEGRAS CONTRA A POLÍTICA DO BRANQUEAMENTO RACIAL

Jeniffer Jamile Sacramento de Santana

Com o objetivo de abordar temas políticos como o feminismo e o antirracismo, o curta-metragem KBELA, com duração de 21 minutos, roteirizado e dirigido pela cineasta Yasmin Thayná foi lançado em 12 de setembro no ano de 2015, tendo como elenco principal: Dandara RaimundoTais Espirito Santo e Monique Rocco. O filme possui o prêmio de melhor curta-metragem da Diáspora Africana da Academia Africana de Cinema (AMAA Awards 2017) e foi indicado para dezenas de eventos ao redor do mundo.

O filme trabalha com o audiovisual e a imagética, buscando causar impacto ao telespectador que o assiste. O curta trata de assuntos importantíssimos como: o preconceito enfrentado por mulheres negras em relação ao seu cabelo desde meninas e a luta enfrentada por essas mulheres contra o branqueamento racial até os dias atuais, através de processos estéticos que às permitissem de algum modo serem inclusas nessa sociedade antifeminista e racista. Durante o filme há uma cena onde mostra a humilhação da mulher negra dentro do salão em busca de procedimentos estéticos com o objetivo de alterar a estrutura de seus cabelos crespos. Uma cena relevante que se encaixa na história de diversas mulheres negras que sempre se sentiram oprimidas em relação aos seus próprios cabelos e que até nos dias atuais buscam por maneiras de serem aceitas em determinados locais.

KBELA dirigido por Yasmin Thayná problematiza a questão do racismo na sociedade brasileira, e de como esse racismo afeta o corpo da mulher negra. O cabelo afro é bastante discutido e representado no filme, trazendo um conteúdo político de empoderamento feminino. Uma das cenas também impactantes no filme é a que mostra uma das mulheres negras utilizando seus fios de cabelo para limpar a panela. Cena que trás uma reflexão ou um contexto político ainda corrente na sociedade contemporânea, onde cabelos crespos eram associados com um objeto de arear panelas, o filme traz essa cena tendo como objetivo desmontar essa associação violenta contra as mulheres negras. Uma cena que afirma um dos objetivos principais do filme, que é o resgate da origem negra, é a que mostra a tinta branca sendo retirada do corpo da mulher, com o objetivo de recuperar o corpo negro, combatendo às políticas eugenistas de branqueamento que foram promovidas no Brasil.

 KBELA é um filme que me impactou como autora dessa resenha, por eu me identificar como mulher negra que conhece os desafios enfrentados por mulheres negras na sociedade brasileira. Por ser um filme que discute muito a questão do cabelo afro, me trouxe flashbacks da minha infância e da forma como eu tentava alcançar o padrão do cabelo liso. KBELA é um curta-metragem de extrema relevância e representatividade para mulheres negras que ainda são invisíveis, ou seja, pouco representadas nas mídias sociais e em determinados cargos de profissão. O fato dessa baixa representatividade afeta de maneira negativa na colaboração da auto-imagem das mulheres negras brasileiras e de todo o mundo.

O curta-metragem, portanto é importantíssimo a ser assistido, por ser uma obra artística e política que trata de temas enraizados na sociedade brasileira durante séculos, que é o racismo. É uma obra cinematográfica que traz uma mensagem que precisa ser discutida com frequência na sociedade brasileira, e encoraja mulheres negras a sustentar as suas raízes e admirar suas origens.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com