TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A luta da mulher negra na sociedade

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DO RECIFE


PRISCILA MARIA OLIVEIRA PEREIRA



A LUTA DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE



RECIFE, 2016




PRISCILA MARIA OLIVEIRA PEREIRA



A LUTA DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE



Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de

Projeto de Pesquisa em Contextos Específicos,  

                                                                          do curso de bacharelado em Serviço Social,

                                                                        pela Faculdade do Recife, como forma de

                                                    avaliação e obtenção de nota.


Orientadora: Prof. Me. Raquel Aquino


RECIFE, 2016



FICHA CATALOGRÁFICA



OLIVEIRA, Priscila.

     A Luta da Mulher Negra na Sociedade/ Priscila Oliveira. Recife: FAREC, 2016.

     Projeto de Pesquisa - Faculdade do Recife, Escola de Serviço Social, 2016.

     Orientadora: Raquel Aquino

  1. Desigualdade 2. Mulher 3. Raça
  1. AQUINO, Raquel. Faculdade do Recife. Escola de Serviço Social.

JUSTIFICATIVA

Este projeto de pesquisa condensa uma série de preocupações que extrapolam a minha inquietação pessoal enquanto estudante de Serviço Social. A escolha do tema tem um percurso bastante intrigante a minha atípica trajetória durante a graduação. Refiro-me às oscilações quanto a definição do objeto de estudo que se relaciona ao movimento pelo qual milito.

O contato com as bibliografias encontradas em bancas de Sebo, biblioteca e artigos científicos na internet, que incluía textos específicos sobre o feminismo e luta contra desigualdade racial, evidenciou-me, naquele momento, o ceme do que seria meu objeto de estudo: a necessidade de envidar esforços no sentido de uma particularização do debate sobre a luta da mulher negra na sociedade.

Nesse sentido é que, muito embora, a definição desse tema tenha ilimitáveis aspectos e representatividade de preocupação de um segmento ele é de grande importância para a sociedade brasileira, em especial a comunidade Bola de Ouro em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, pois é com esse estudo que muitas mulheres negras terão a oportunidade de adquirir informações mediante ao processo de pesquisa. Ademais, para que as mulheres dessa comunidade se juntem e que juntas comecem a reivindicar por mais direitos e contra o preconceito enraizado no país.

O referido projeto de pesquisa também abrirá portas para outras comunidades vizinhas com o advento de incentivo para as mulheres negras da Bola de Ouro. Contribuirá também para auxiliar outros acadêmicos com o tema, pois após finalizado será publicado na web. Além dos acadêmicos, serão beneficiados todas as pessoas que têm acesso à internet e que tenham interesse no assunto, que por sinal é uma das buscas mais procuradas em sites de pesquisa.



OBJETIVOS – GERAL E ESPECÍFICOS

  O projeto de pesquisa referente à luta das mulheres negras na sociedade tem como objetivo geral: a compreensão das dificuldades do Assistente Social na garantia de direitos sociais das mulheres negras moradoras da comunidade Bola de Ouro.

Seguindo pelos seguintes objetivos específicos:

  • Estudar as articulações entre gênero e raça na sociedade brasileira;
  • Descrever o perfil das mulheres negras moradoras da comunidade Bola de Ouro;
  • Entender as dificuldades do Assistente Social à garantia de direitos sociais das mulheres negras.

PROBLEMA

  O problema evidenciado para objeto de estudo para a disciplina de Projeto de Pesquisa em Contextos Específicos é a indagação de: Quais são as dificuldades do Assistente Social na garantia de direitos sociais das mulheres negras moradoras da comunidade Bola de Ouro?

HIPOTESE

  Tendo em vista a desigualdade social de gênero e raça que nos permite observar e dimensionar as grandes distâncias que ainda separam homens e mulheres e negros e brancos, nota-se a probabilidade altíssima de mulheres negras que passam por situações de extrema pobreza e que tenham dificuldades para ingressar em um curso de ensino superior na comunidade Bola de Ouro, em Jaboatão dos Guararapes.

1.ARTICULANDO GÊNERO E RAÇA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  Atualmente, as questões relacionadas à  igualdade de gênero e raça tem entrado cada vez mais no cenário da agenda pública nacional, tanto com o advento dos debates e reflexões promovidos pelos movimentos sociais e pela academia. (CORTÊS NERI, 2013)

  Mas, as conquistas alcançadas no campo da igualdade de gênero e raça não podem ofuscar os enormes desafios ainda impostos. A persistência deste cenário aponta, a cada dia, para a força estruturante dos valores e convenções de gênero e raça na conformação do quadro maior de desigualdades que ainda marca o país. (CORTÊS NERI, 2013)

  Para Eleonora, o conhecimento sobre as formas como as desigualdades de gênero se produzem e reproduzem é condição para que elas possam ser enfrentadas, por meio da articulação da ação dos movimentos feministas e de mulheres, do Estado brasileiro, de organismos internacionais, acadêmicos(as), e de diversos atores sociais que, juntos(as), vêm construindo a igualdade enquanto uma realidade.

  O sexismo e o racismo são ideologias geradoras de violência e estão presentes no cotidiano de todos(as) os(as) brasileiros(as): nas relações familiares, profissionais, acadêmicas e nas instituições, o que permite afirmar serem dimensões que estimulam a atual estrutura desigual, ora simbólica, ora explícita, mas não menos perversa, da sociedade brasileira. (MENICUCCI, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com