TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moreninha

Por:   •  21/5/2016  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

O romance A moreninha de Joaquim Manoel de Macedo, representa o romantismo brasileiro, lançado em 1844, traz uma linguagem simples de compreensão, com foco nos sentimentos e paixões dos personagens.

O enredo esta narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, com duração de 30 dias contando do dia do desafio lançado por Felipe: se Augusto se apaixonasse por uma das moças que estavam na casa de sua avó D. Ana por mais de um mês, teria que escrever um romance.

Era um quarteto de amigos estudantes de medicina: o Felipe, Augusto, Fabrício e Leopoldo. Estes moravam juntos na cidade onde estudavam e eram inconstantes em relação ao amor. Augusto, o personagem principal da história, tem 21 anos e quando tinha 13 fez juramento de se casar com uma menina de 7 anos. Eles se conheceram em uma praia, brincaram e ajudaram um moribundo com uma moeda e uma nota. Este senhor, ardendo em febre em seu leito de morte, fez um ritual dando à menina um breve com o camafeu do menino e ao menino deu um breve com um botão de esmeralda da menina, dizendo que no futuro as duas crianças iriam se casar e ser feliz.

Desde então, só se dedicou a este amor, mesmo não sabendo o nome ou endereço da menina da praia, a qual ele chamava de minha mulher. Quando tinha 18 anos, resolveu aproximar-se de outras mulheres, mas só teve desilusões.

No desenrolar dos acontecimentos, na festa dada pela avó de Felipe na ilha, Augusto se apaixona completamente por D. Carolina, uma jovem morena, travessa, com apenas 14 anos, que é conhecida como a Moreninha e é a irmã de Felipe.

Augusto volta para cidade com os amigos, mas com muitas saudades da moreninha, volta dois finais de semana seguidos para ver a moça, mas apenas se declaram no último final de semana. O pai de Augusto tenta impedir o romance do jovem com a Moreninha, mas o mesmo adoece e força o pai a deixa-lo visitar a moça. No quarto final de semana, quando completaria um mês da aposta, Augusto pede Carolina em casamento e descobre que ela na verdade, era a menina da praia que ele jurou casamento.

A história faz alusão a uma lenda indígena, na qual uma índia chora e canta para o amado, mas ele nem a percebe. Um dia quando ele entrou na gruta, a água da fonte (que era na verdade as lágrimas da índia) pinga nos ouvidos e olhos do índio e ele começa a perceber a índia e foram muito felizes. A lenda diz ainda que quem bebesse da água da fonte daquela gruta, não sairia da ilha sem amar alguém de lá. Coincidência ou não, foi o que aconteceu com Augusto, ele bebeu da água, ouviu a canção da Moreninha e cada vez mais ficava encantado por ela.

A revelação de que a Moreninha era na verdade a menina que Augusto pedira em casamento quando adolescente, aconteceu dentro da mesma gruta. Depois do pedido de casamento aceito, Augusto entrega o romance Moreninha ao Felipe como o combinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com