TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Moreninha

Dissertações: Resenha - A Moreninha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Joaquim Manuel de Macedo, escritor , secretário, orador do Instituto Histórico, político, professor e preceptor dos filhos da princesa Isabel. Escrevia seus romances em tramas fáceis, com linguagem simples e sempre com o final feliz, assim foi a moreninha, primeiro romance escrito por ele:

Filipe convida seus amigos pra passarem um fim de semana na ilha de sua avó, e para convencer Augusto a ir, disse que suas primas e sua irmã estariam lá e apostava que ele voltaria apaixonado da ilha por uma delas. Augusto se sentido desafiado entrou na aposta, dizendo que iria para a ilha e não se apaixonaria por ninguém. Se perdesse teria de escrever um romance, se ganhasse Filipe escreveria sobre o triunfo da inconstância de Augusto.

Chegado a ilha, Augusto conhece todos, conversa com todo mundo sempre deixando claro a sua inconstância, mas após o jantar, em uma conversa reservada que teve com Dona Ana, avó de Filipe, Augusto contou sua história e confessou que sempre amara a uma menininha com quem brincou na beira do mar há muitos anos atrás, e não sabia nem se quer seu nome, única coisa que lhe restava era uma pérola que ganhara dela, e deixara com ela um camafeu.

Dias depois acontece um sarau em que Augusto dançou com Carolina, a moreninha irmã de Filipe, e no dia seguinte é chegada a hora de voltar pra casa. Só em casa Augusto percebe que se apaixonara pela irmã de Filipe, e adoece de saudades de sua amada, então volta à ilha para se declarar e pedi-la em casamento. Carolina então lhe revela que ouvira toda sua conversa com Dona Ana e que era ela a menininha da praia, prova-lhe mostrando seu camafeu, Augusto fica emocionado e Carolina aceita se casar com ele. Quando Filipe chega a ilha e fica sabendo dos últimos acontecimentos, pergunta a Augusto quando sai o romance da perda da aposta, e ele diz que já estava pronto, se intitulava ‘A moreninha’ .

A história é um romance que apesar de ser da época tem uma linguagem de fácil entendimento, e estimula a imaginação do leitor pensamento em mil finais diferentes querendo assim descobri-lo logo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com