TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moreninha

Por:   •  10/6/2019  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

A moreninha

Quatro amigos estudantes de Medicina, decidem passar o feriado de Sant'Ana na "ilha de ...", a convite de Filipe. A conversa dos estudantes gira em torna das mulheres que estarão presentes no evento e as possíveis paixões que poderiam surgir durante o feriado.

Augusto é o mais inconstante dos amigos, não fica apaixonado por mais de um mês, pela mesma pessoa. Por conta disso, Augusto e Felipe resolvem fazer uma aposta. Se Augusto ficar mais de um mês apaixonado pela mesma pessoa, deverá escrever um livro de romance, e, se se isso não acontecer, quem terá que escrever um livro será Felipe.

A maior parte do romance se passa na "ilha de ...". Filipe, Augusto, Fabrício e Leopoldo se divertem juntos com a pequena sociedade formada na ilha, dando principal atenção às três mulheres mais bonitas, D. Carolina, Joaquina e Joana.

O livro foca no romance que nasce entre Augusto e D. Carolina.

No começo, Augusto vê a menina como uma impertinente. As suas molecagens desagradam o estudante, que chega a achar as feições de Carolina desagradáveis. A vivacidade da garota começa a conquistar o estudante e faz com que Augusto comece a vê-la com melhores olhos.

No livro surge outro casal, que começa a ter problemas. Fabrício tem um relacionamento com Joana, porém, as exigências da amada começam a levar o estudante à beira da falência. Ele bola um plano para se livrar da amada e dos gastos que ela causa, e, pede ajuda de Augusto, que se nega a ajuda-lo, pois não concorda com o plano.

Isso causa um atrito entre os amigos e Fabrício revela toda a inconstância de Augusto nos amores, fazendo com que ele seja afastado pelas mulheres presentes na pequena reunião, com a exceção de D. Carolina.

Augusto e avó de Felipe conversam em uma gruta, onde ele conta as suas decepções amorosas e a história do seu primeiro amor na infância, da qual que guarda de lembrança uma esmeralda. Durante esse romance ele prometeu se casar com a menina, mas não sabe nada dela, nem seu nome.

Augusto vai embora, mas volta para visitar Carolina aos domingos, e isso, acaba por interferir nos seus estudos, então seu pai o proíbe de sair para que possa se concentrar mais na faculdade. O estudante se sente mal com o castigo e fica doente e Carolina sofre com a falta do amado.

Felipe, irmão de Carolina, vai conversar com o pai de Augusto que concorda com o casamento dos dois.

Augusto e Carolina se encontram na gruta onde ele esteve com a avó de Filipe, e, ela confessa ter ouvido a conversa deles, e por ter dado a sua palavra de que iria se casar com moça que havia conhecido anos atrás, ela decide não se casar com Augusto. Ele jura amor eterno por Carolina, e diz que se pudesse achar a menina diria a ela que já encontrou o amor da sua vida. Tudo se resolve quando Carolina tira do bolso um presente que Augusto deu a sua paixão de infância. Então ele descobre que a menina que havia conhecido anos atrás era Carolina.

 Os amigos de Augusto voltam a ilha para a preparação do casamento e recordam que um mês havia se passado e, perguntam a Augusto do romance e, ele responde que já o escreveu, intitulando A Moreninha.

Porque a moreninha faz parte do romantismo ?

Faz parte por apresentar uma linguagem simples, uma história que prende o leitor com algum suspense e um final feliz, típico do movimento romantismo. A obra mostra o cenário da alta sociedade, ou seja, os burgueses; que pregavam o romantismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com