TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pessoa e a Cultura

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 12

INTRUDUÇÃO

A formação e construção da personalidade de um determinado indivíduo são também dominadas pelos padrões de cultura do país, pela Educação e por uma série de agentes cultivados ao longo da unidade temática.

Os aspectos biológicos e socias, bem como a influência do meio e da cultura, são explicitados com o intuito de demonstrar de que forma é que estes modificam e influenciam o dia-a-dia do ser humano.  

Este tema veicula a informação essencial para clarificar o conceito de “pessoa”. Assim, para além de ilustrar a relação entre pessoa, personalidade e máscara, também aprofunda os seus conceitos, explicitando os vários significados que podem abranger.

NOÇÃO DE PESSOA

O vocábulo “Pessoa” deriva do grego próspon (aspeto), do Etrusco phersu (aí) e do latim persona. Os latinos denominavam por persona as máscaras usadas pelos atores no teatro, mas também chamaram assim os próprios personagens teatrais.

A pessoa é o ser mais importante do Universo, protagonista da cultura e da história, mas também o único sujeito com direitos e deveres. Constate-se que só a pessoa humana tem direitos ao nome próprio; é um ser consciente que se realiza nas relações (afetiva, espiritual, cultural, política, e económica), marcando a diferença no conceito de diversidade.

Segundo Boécio, esta acepção pode ser definida como “substância individual de natureza racional”, pelo que o indivíduo concreto é visto como um ser único e individual. O ser humano é uma pessoa integral: corpo com dimensão material e espiritual que ocupa tempo e espaço limitado.

Características essenciais e distintas da pessoa:

Singularidade – cada pessoa tem uma realidade ou um mundo interior que a torna única.

Abertura – cada pessoa é um ser aberto, em constante diálogo e interação com seus iguais, isto é, pessoas como ela, com o mundo, com a natureza e com todos os outros seres; é transcendente, ou seja, apreende tudo aquilo que está além dos outros e da natureza, com o sobrenatural.

Autonomia/liberdade – cada pessoa é centro de decisão e de acção. “Não são os outros a decidirem por mim”.

Dignidade/valor – a pessoa é a mais elevada forma de existência que conhecemos e com o mais alto valor e dignidade (valor absoluto e indiscutível) que há no mundo. Ela ocupa, por isso, o lugar cimeiro no conjunto de todos os outros seres do universo. Tudo, no mundo, está abaixo e ao serviço da pessoa que cada ser humano é.

A ESTRUTURAÇÃO DA PERSONALIDADE

Personalidade entende-se como o conjunto de características que diferenciam os indivíduos; estes atributos são permanentes e dizem respeito à constituição, temperamento, carácter, aptidão, e maneira específica de se comportar perante os restantes indivíduos.

Segundo algumas teorias, “personalidade” significa “organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afectivos, fisiológicos e morfológicos”. Constate-se também que dentro deste conceito se pode englobar a definição de personalidade básica, visto como as atitudes, as tendências, os valores e os sentimentos dos membros de uma determinada sociedade. Neste âmbito, este termo pressupõe a possibilidade de um indivíduo se diferenciar, ser original e albergar particularidades especiais.

Segundo o Médico/Psicólogo Freud, a estrutura da personalidade é um dos ramos fundamentais que propôs na sua teoria psicanalítica. Assim sendo, e com base nos seus pressupostos, tentou ordenar a vida psíquica humana em três componentes básicas:

  • ID é a instância inteiramente inconsciente;
  • Ego é a instância consciente;
  • Superego possui aspectos conscientes e inconscientes

O ID: é a parte mais primitiva da personalidade, o sistema original inerente ao indivíduo, ou seja, aquele com que ele nasce; é formado por instintos e impulsos orgânicos. Este componente é fundamental e central na estrutura da personalidade pois é a partir dele que as outras estruturas se desenvolvem.

O Ego: desenvolve-se após o nascimento do indivíduo, quando a interacção com o seu ambiente se inicia. A sua função é reduzir a tensão, aumenta o prazer e regular os impulsos do ID, de modo a que o indivíduo possa procurar soluções menos imediatas e mais realistas.

O Superego: representa o aspecto moral dos seres humanos; desenvolve-se através da transmissão de normas e valores, pelos pais ou outros adultos. É a última parte da personalidade que se desenvolve através do Ego. Entro outras funções, actua como juiz, especificando e julgando as atitudes corretas e incorrectas tidas pelo ego.

INFLUENCIAS BIOLÓGICAS/HEREDITÁRIAS

A sociedade desafia constantemente a evolução biológica e hereditária do ser humano, partindo da compreensão da vida e da variedade de seres vivos existentes na atualidade. Assim, torna-se fundamental saber quantas espécies, existentes desde os primórdios, resultam em mudanças, alterando os organismos e gerando novas vidas no mundo. Ainda assim, não podemos afirmar que a modificação que ocorre no organismo apenas se refere a um indivíduo, sem transmitir propriedades do antigo ao novo.

Nos séculos XVII e XVIII, vários filósofos revelaram teorias evolucionistas em relação a este tema; Aristóteles e Platão tentaram explicitar a evolução biológica de acordo com as influências filosóficas do século XVI.

O FIXISMO

A Teoria Fixista determina o ser vivo como um agente fixo e imutável, pelo que a evolução biológica nunca se verificou; segundo estes teóricos, os seres vivos actuais sempre existiram na terra, desde os seus primórdios.

Várias hipóteses foram utilizadas para a explicação desta teoria, destacando-se a da geração espontânea e o do criacionismo. A hipótese de geração espontânea foi proposta pelo filósofo grego Aristóteles sob influência de Platão.

O CRIACIONISMO

O criacionismo baseia-se, principalmente, em escritos bíblicos interpretados segundo a ética de que Deus criou todas as espécies através de um único acto, destacando-se, assim, a possibilidade de modificações evolutivas. Nos últimos anos, o criacionismo tem renascido. Todavia, movimentos religiosos e críticas ao evolucionismo têm empolgado a opinião pública, despertando não só discussões, mas também estímulos para que este seja ensinado nas escolas de alguns, país.

COMPARAÇÕES ENTRE PROTEÍNAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (114.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com