TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRITICA - MEMÓRIAS PÓSTUMAS; DOM CASMURRO; O CORTIÇO

Por:   •  13/6/2022  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS – MACHADO DE ASSIS

No livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, diferente de outras obras, traz consigo o realismo, ou seja, Brás Cubas é descrito como um cara rico, mimado pelo pai. Após sua morte, ele conta como foi sua vida, que estudou em Portugal, foi amante etc...  

A intenção do autor foi representar algo em Brás Cubas, isto é, retratar a alta sociedade, a elite carioca, fazendo críticas a toda essa classe. O personagem mostrou isso muito bem. pois só liga para o que a sociedade pensa, para o dinheiro e que nunca precisou trabalhar parta ter tudo.

Algo que chamou muita atenção nesse livro, é a metalinguagem que se encontra dentro dele, fazendo com que o personagem tenha um humor ácido, como se estivesse falando diretamente com o leitor, o que acaba o tornando muito envolvente, te prendendo na leitura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DOM CASMURRO – MACHADO DE ASSIS

O livro “Dom Casmurro” é narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio Bento Santiago (personagem principal), narra sua história.  

Bento Santiago é conhecido como “Dom Casmurro”, que quer dizer ranzinza, mal-humorado, reclamão. Então assim que ele é, um homem que perdeu totalmente a alegria de viver. Ao contrário do que ele diz, ele não resolve escrever a história da própria vida porque ele não tem nada para fazer, mas sim porque ele é um homem triste, amargurado e atormentado por alguns remorsos e sentimentos de culpa e achou a escrita como uma maneira de se justificar. Ele quer se convencer que agiu bem ao acusar a esposa Capitu de traição, embora ele diga que tem certeza do mesmo, no fundo não tem firmeza disso.

A leitura passa a ideia de que o narrador é tudo, menos confiável, então ele pode ter omitido ou revelado informações de maneira tendenciosa, como uma forma de provar sua teoria. Já que ele é um homem muito ciumento, muito possesivo e inseguro, ele pode muito bem ter ficado paranoico e distorcido todos os fatos e ter acusado injustamente a mulher de traição.

Dom Casmurro é um livro muito misterioso, cheio de segredos, informações ocultas e de buscas por pistas, então isso acaba atraindo bastante o leitor e sempre fica com aquele gostinho de quero mais pela leitura, sendo assim um dos melhores livros da literatura brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

O CORTIÇO – ALUÍSIO AZEVEDO

O livro “O Cortiço”, publicado em 1890, é considerado a obra-prima de Aluísio Azevedo. Como o título indica, o livro fala da vida em um cortiço, um tipo de moradia popular muito comum no século XIX e no inicio do século XX, onde viviam famílias numerosas e sem condição nenhuma de higiene e limpeza, muito menos de segurança. O próprio Aluísio disse, “E, naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração que parecia brotar espontânea, ali mesmo daquele lameiro, e a multiplicar-se como larvas no esterco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com