TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Da Carta Em Empresas

Artigo: A Redação Da Carta Em Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 A Redação da Carta entre Empresas

Atualmente, a linguagem da correspondência comercial livrou-se das expressões pomposas, exageradas e burocráticas que possuiu por muitos anos. Sua antiga linguagem obsoleta, “vítima” das correspondências oficiais, a qual possui excessos de latinismos e expressões antiquadas, já não aceitas numa sociedade em que se necessita de rapidez na leitura, na compreensão e na resposta. No entanto, para redigir uma carta comercial, por exemplo, devemos obedecer a algumas regras e seguir determinados preceitos linguísticos. Vamos conhecer alguns pontos essenciais?

Em primeiro lugar, analise a quem ela se dirige e qual o tratamento pronominal adequado. Depois tenha clareza de sua finalidade, do contexto de produção e do desenvolvimento do tema. O assunto deve sempre ser exposto com cortesia, clareza e objetividade, além de ser bem argumentado. E, finalmente, um ponto essencial a ser respeitado é a uniformidade de tratamento. Por exemplo, se o texto começar com a primeira pessoa do plural (nós) não se pode mudar para a primeira pessoa do singular

Timbre e endereço – são elementos importantes para caracterizar a natureza da empresa e reforçar sua imagem.

Data – é um elemento essencial para garantir a referência de tempo e local para o leitor. Se no papel de impressão já houver o endereço, pode-se dispensar o local e anotar apenas a data, mas se a empresa tiver várias filiais é importante destacar-se o local.

Destinatário – a quem se destina a comunicação. Hoje, já não se coloca mais “À/Às/Para/Ilmos. Senhores” antes do nome do destinatário. Coloque apenas o nome da empresa ou da pessoa a quem a carta é endereçada.

Vocativo – há várias formas possíveis (Prezados Senhores, Senhores, Senhores Clientes, Caro Cliente). Após o vocativo pode-se usar vírgula ou dois pontos, hoje é mais comum o uso dos dois pontos, isto porque se considera que a carta é uma enumeração de fatos, ocorrências, etc.

Corpo da carta – apresenta o assunto de que trata a carta. Sendo assim, ele deve ser exposto de forma clara, objetiva, precisa e com parágrafos curtos. Normalmente, são escritos três parágrafos: um para a apresentação do tema, o segundo para o desenvolvimento do tema, em que se devem colocar os problemas e as soluções, e o último que deve trazer a conclusão.

Despedida ou fecho – após a conclusão do desenvolvimento, fazer uma despedida, simples, usando as fórmulas: “Atenciosamente” ou “Cordialmente”. Uma despedida mais elaborada caso seja necessário enfatizar algo referido no corpo da carta.

Assinatura – escreve-se o nome do emissor e logo abaixo o cargo ou a função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com