TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidasde Ambiental

Por:   •  14/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Escola secundária de Molelos

TRANSPORTE DE SEDIMENTOS

[pic 2]

Trabalho realizado por:

  André  Oliveira  nº2

 Miguel  Gonçalves  nº13                                                  

                                         2 de outubro 2019

INTRODUÇÃO

Até se formar uma rocha sedimentar, ela mesma passa por duas fases: a sedimentogénese e a diagénese. Na sedimentogénese ocorrem quatro fenómenos: a meteorização  [as rochas pré-existentes são alteradas física e quimicamente]; a erosão  [os sedimentos resultantes da meteorização são removidos]; o transporte  [os sedimentos resultantes da erosão são transportados a curta, média ou longa distância] e a sedimentação [Quando o material que esta a ser transportado perde energia, o material deposita-se contribuindo para a formação de sedimentos]. A sedimentação apesar de acontecer em meios terrestres e aquáticos, acontece maioritariamente em meios aquáticos. Os materiais transportados sedimentam após a precipitação]. Na diagénese ocorrem apenas dois fenómenos, que são: a compactação  [os sedimentos tornam-se mais compactos à medida que há deposição de sucessivas camadas, apresentando uma posição próxima da horizontal] e a cimentação [os diferentes sedimentos ficam unidos formando uma rocha compacta].

O objetivo desse trabalho consiste, essencialmente, em praticar os conhecimentos teóricos adquiridos em aula, ao longo da disciplina Biologia e Geologia e a partir dessa visão, tivemos como objetivo principal, a simulação do agente transportador de uma rocha sedimentar, com sedimentos de diferentes tamanhos e água, de maneira a reproduzir o que acontece na Natureza. Não menos importante que o objetivo anterior é a oportunidade que esse trabalho nos proporcionou de ampliarmos os nossos conhecimentos sobre as rochas.

[pic 3]

[pic 4]

MATERIAL UTILIZADO

  • Sedimentos de vários tamanhos;
  • Tabuleiro de plástico;
  • Proveta de plástico de 1000ml;
  • Água.

PROCEDIMENTO

Após os materiais [sedimentos de diferentes tamanhos e proveta de plástico de 1000ml] estarem dentro do tabuleiro de plástico, começou-se por colocar os sedimentos de diferentes tamanhos na proveta de plástico de 1000ml. Seguidamente, adicionou-se água aos sedimentos que colocamos na proveta de 1000ml, e por fim agitou-se a proveta para simular o agente transportador [água, vento ou gelo]. Depois de se ter agitado bem, colocou-se a proveta juntamente com os sedimentos. Por fim colocou-se a proveta em um canto.

RESULTADOS

 

                                                                                             [pic 5]

                      [pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Os fragmentos das rochas são transportados pelas águas ou pelos ventos para outros locais, onde se acumulam. Até o agente transportador [água, vento ou gelo] perder energia, e depois acumular-se, o agente transportador vai acumulando sedimentos de diferentes tamanhos. Se os sedimentos forem maiores, isso significa que o transporte foi curto, e caso os sedimentos apresentarem arredondamentos, e tamanho menor isso significa que o percurso foi longo, isso explica o facto de se ter utilizado [na experiência] diferentes tipos de rocha com tamanhos diferentes.

A gravidade é um dos mais importantes agentes no processo de transporte de sedimentos, assim como as correntes [de água ou de ar], que podem interferir de forma considerável nas formas e tamanhos de partículas. O tamanho também interfere na velocidade de assentamento dos materiais. Quando uma corrente perde energia, as partículas de maior dimensão são as primeiras a depositarem-se, e à medida que a corrente vai perdendo energia, cada vez partículas de menores dimensões vão se depositando. Isso explica o facto de na fig.2 e fig.3 os sedimentos de maior dimensão estarem no fundo da proveta de 1000ml, e à medida que vai subindo os estratos, as dimensões dos sedimentos são menores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (468 Kb)   docx (333.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com