TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reutilização de Lixo Eletrônico

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução e formulação do problema

Atualmente, o lixo eletrônico representa cerca de 5% de todo o lixo urbano produzido ao redor do mundo. Este percentual cresce a cada ano devido ao fato de as pessoas estarem trocando seus telefones celulares, computadores, televisores e eletrodomésticos com maior freqüência.

Esse relatório nos traz dados preocupantes sobre o problema do lixo eletrônico no mundo, tais como:

A geração de lixo eletrônico está crescendo cerca de 40 milhões de toneladas a cada ano.

A produção de telefones celulares e computadores pessoais consomem 3% de todo ouro e prata extraídos no mundo a cada ano; 13% do paládio e 15% do cobalto.

O consumidor médio americano troca seu computador a cada 18 a 24 meses de uso.

Eletrônicos modernos contêm mais de 60 elementos diferentes - muitos valiosos, alguns perigosos e alguns que apresentam as duas características.

Nos Estados Unidos, mais de 150 milhões de telefones celulares e pagers foram vendidos em 2008, 90 milhões a mais do que a cinco anos atrás.

Globalmente, mais de 1 bilhão de telefones celulares foram vendidos em 2007, 896 milhões a mais do que em 2006.

Na China, são descartadas a cada ano 500 mil toneladas de refrigeradores, 1,3 milhões de toneladas de televisores e 300 mil toneladas de computadores pessoais.

Na Índia, são descartadas 100 mil toneladas de refrigeradores, 275 mil toneladas de televisores, 56.300 toneladas de computadores pessoais, 4.700 toneladas de impressoras e 1.700 toneladas de telefones celulares.

Nos países desenvolvidos, apenas uma pequena parte do lixo eletrônico é reciclado. A maioria dele vai para os aterros ou incineradoras (o que, de uma forma ou de outra, polui o meio ambiente) ou é exportado para países em desenvolvimento (principalmente na África e Ásia).

2. Objeto de Pesquisa e justificativa

Neste trabalho, o foco são os resíduos dos PCs desktop, que apresentam grande preocupação no final de sua vida útil, tanto pelo número de substâncias perigosas, em cada unidade, como pelo aumento do descarte estimulado pela quantidade de PCs vendidos, e a rápida obsolescência. A tendência de crescimento de vendas de equipamentos de informática é verificada pelas vantagens que elas representam no aumento da eficiência nos serviços cotidianos e porque muitos deles estão mudando para o auto-serviço, como no caso dos bancos, das bibliotecas, do transporte coletivo e etc. As vendas de PCs, no país, praticamente triplicaram entre os anos de 2004 e 2008, com o preço destes está, cada vez, mais acessível.

Com o aumento das vendas destes equipamentos, deverão se propor ações que reduzam ou eliminem a poluição quando eles chegarem ao final de vida útil. Ou seja, deve-se aumentar a prática de ações de prevenção para dar um tratamento adequado a estes produtos descartados.

Com os avanços tecnológicos, as organizações chegaram a um nível altíssimo de produção e esse aumento da produção, acarretará a escassez de matérias-primas não renováveis, por conseguinte afetará a qualidade de vida das futuras gerações.

Após exposição do objeto de pesquisa neste trabalho, se apresenta informações levantadas de um estudo de caso sobre a gestão do e-lixo nas IES da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ e a proposta de um centro piloto de armazenagem, triagem e desmontagem primário do e-lixo.

3. Proposta do Centro de Descarte e Triagem de e-lixo

A maioria dos Eletrônicos descartados tem valor devido ao ouro, prata, platino e outros metais como as terras raras que são componentes chaves para a produção de novos equipamentos. Esta questão ganha cada vez mais atenção devido a possível escassez de alguns destes metais e de novas leis ambientais que estão sendo discutidas e aprovadas pelo mundo, como foi a Lei Federal 12305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), promulgada em 2010, no Brasil. Empresas que podem resolver o problema de fim da vida útil dos produtos serão bem vistas no mercado por oferecer soluções social e ambientalmente responsáveis.

Enquanto as empresas do país não tornam efetivas as práticas enunciadas na lei 12305 por estarem no prazo de adaptação, a proposta é elaborar um plano de ação para redução/reutilização/remanufatura/reciclagem do e-lixo.

Esta consiste em criar um centro que abrigará os PCs descartados e em executar nele as atividades: coleta, pré-processamento (avaliação e triagem) e encaminhamento para processamento final do e-lixo de forma sustentável.

3.1. Desafios para implantar um centro de armazenagem e triagem

Foram identificados alguns desafios para elaborar a proposta, são eles:

Definição de um local de centralização para armazenamento e classificação do e-lixo;

Identificação de incentivos para promover o encaminhamento e a reutilização dos Equipamentos;

Identificação de caminhos e meios para escoar o material coletado e separado, direcionando-os para uma reciclagem acertada;

Formação de técnicos que identifiquem as condições dos equipamentos e efetuem a desmontagem dos componentes sem riscos a saúde;

Preparação de catadores para uma manipulação segura dos e-lixo que possam encontrar nos seus locais de trabalho; ganham da fidelidade deles para o escoamento dos plásticos (27% da composição de um PC) e metais ferrosos (38% da composição de um PC) classificados na desmontagem acionada no centro de armazenagem triagem.

3.2. Um modelo de tratamento de PCs desktop obsoletos

A primeira opção após descarte de um PC, em um sistema sustentável de gestão de e-lixo, deve ser a reutilização, o que implica em encontrar um novo uso ou um novo usuário para um equipamento antigo. A reutilização minimiza a quantidade de energia necessária para recuperar materiais e gastos com o descarte. Quando os PCs não são mais úteis com suas configurações atuais, podemos trabalham com o recondicionamento, que envolve a desmontagem e reconfiguração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com