TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e Economia

Por:   •  17/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

2- A partir da Revolução Industrial, ocorreu uma maior diferenciação entre as categorias profissionais: operários, comerciantes, pequenos artesãos, camponeses, maquinistas, bancários e muitos outros que compunham o diversificado perfil dos trabalhadores que inicialmente movimentaram a sociedade industrial. Isso se deveu às mudanças nos modos de produção, com a introdução de fábricas e do maquinário no meio urbano, o que alterou também a relação desses

profissionais com suas atividades originais. Naquele período (séculos XVIII e XIX), as profissões ligadas aos serviços tiveram um grande crescimento, embora inferior àquelas ligadas diretamente à indústria.

Revolução Industrial – modificou o modo de trabalho e a relação entre as pessoas

Atualmente, existem milhares de atividades profissionais com os mais diversos graus de especialização e qualificação. Assim como novas profissões surgiram, outras desapareceram ou estão desaparecendo, como soldador em indústria automobilística, telefonista, torneiro mecânico, entre outros.

As novas tecnologias, substituíram por máquinas, computadores e robôs não só trabalhadores, mas também várias categorias profissionais, contribuindo para aumentar o desemprego. No entanto, é importante lembrar que o desemprego em larga escala, associado a determinados processos de mudança na atividade produtiva ou a crises econômicas, não é um fenômeno exclusivo do mundo globalizado. Já ocorreu em outros momentos da história, como por exemplo, na Europa do século XIX, com a Segunda Revolução Industrial, e no mundo todo, com a crise de 1929.

Há circunstâncias em que ocorre o desemprego conjuntural, ou seja, temporário. Ele é provocado por crises econômicas, motivadas por fatores internos ou externos, que atingem mais acentuadamente alguns setores econômicos, havendo a possibilidade de os trabalhadores migrarem para outras atividades, no mercado formal ou informal.

Na fase atual, verifica-se em vários países o desemprego estrutural, também denominado tecnológico. Ele ocorre porque as inovações tecnológicas se processam muito rapidamente, com novas técnicas e equipamentos inseridos nos processos de produção, realização de serviços e venda de mercadorias. A falta de planejamento ou intervenção do Estado (infraestruturas e novas legislações trabalhistas, como, por exemplo, a diminuição da jornada) acentua a diminuição dos postos de trabalho.

- Explique a diferença entre trabalho formal e trabalho informal; relacione-os ao desemprego conjuntural e desemprego estrutural.

A diferença básica entre o trabalho formal e o informal é que o trabalho formal tem um contrato de trabalho e foi registrado em uma carteira profissional. Já o trabalho informal não tem formalidades, ou seja, não existe autorização formal e não existe contrato. Desemprego conjuntural é temporário e é provocado por crises e fatores dos setores econômicos, os trabalhadores podem migrar para as atividades no mercado formal e informal. Já o desemprego estrutural ocorre por inovações

tecnológicas exemplo novas técnicas e equipamentos que substituem o trabalho dessas pessoas e diminuem os postos de trabalho e o trabalho formal.

2-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com