TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia de Karl Marx

Por:   •  14/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

A sociologia de Karl Marx: Questionário

  1. Qual o objeto de estudo de Karl Marx? Defina.

O objeto de estudo de Karl Marx é a produção material. A produção material é tudo aquilo que garante a sobrevivência dos seres humanos e dessa forma, condiciona sua maneira de viver, pensar, sentir e agir. Ela se relaciona com a infraestrutura, que é a base na qual se interliga todos os aspectos materiais que garantem essa sobrevivência

  1. Quais são os modos de produção? Defina. Exemplifique.

Os modos de produção são as maneiras que a sociedade produz durante um período, eles podem ser comunista primitivo, asiático, escravista, feudal e capitalista.

O modo de produção comunista primitivo baseava-se nas relações de cooperação entre os membros da sociedade, esses recebiam a mesma parte dos bens produzidos, aconteceu principalmente em tribos antigas. No modo de produção asiático tudo pertencia a um líder, podendo ser um rei ou um líder religioso e os camponeses tinham que entregar uma parte do que produziam a esse líder, esse estilo foi predominante na Mesopotâmia, Egito e também usado pelos Maias e Astecas. No sistema escravista o senhor detinha os escravos, as terras e tudo que era produzido por eles, os escravos eram instrumentos de produção, esse modo

ocorreu principalmente na Grécia e Roma antiga. No feudalismo os servos produziam para o senhor feudal e em troca, conseguir proteção, um lugar para morar e comida, esse estilo predominou na Europa. E por fim o capitalismo, que o sistema que estamos atualmente inseridos, é baseado na acumulação do capital, poder econômico e nele o trabalhador vende sua força de trabalho.

  1. Qual o método de estudo de Karl Marx? Defina.

O método de estudo de Karl Marx é o Materialismo histórico dialético. Materialismo é a realidade material no qual um indivíduo está inserido. Ele pode ser percebido pela comparação da história de uma pessoa burguesa e da história de uma pessoa proletária (a vida de uma será bem diferente da vida da outra). O materialismo histórico dialético afirma que a história se modifica através da dialética que é o contraste entre a classe dominante (burgueses) e a dominada (proletariados). Esse método passou a ser usado a partir da revolução industrial e mostra que essa contraposição entre as classes abre novos caminhos para a história.

  1. Como você definiria a sociologia Marxista?

A sociologia Marxista é baseada na produção material, que é o que garante a sobrevivência humana. Nele existem os modos de produção que são as maneiras que a sociedade produz, eles se dividem em: comunista primitivo, asiático, escravista, feudal e capitalista. O método de estudo de Karl Marx é o materialismo histórico dialético que afirma que o contraste (ou dialética) entre a vida material da classe dominante e a classe dominada cria modificações na história. Marx se dedicou a estudar sobre as diferenças de classes e o sistema capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com