TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Escrita: Física moderna no Ensino Médica

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Síntese escrita

Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores

05/05/2022

Janaína Ferreira Cantuária

Fonte: Google Acadêmico


O ensino de física no nível médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas duas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da realidade dos alunos. O currículo antiquado e desatualizado representa um problema tanto para os professores quanto para os estudantes e torna a prática pedagógica, que normalmente se resume ao quadro de giz, monótona e desinteressante para os envolvidos nesse processo.

Pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de ciências, especificamente nas de física. Uma das vertentes que tem se destacado é a introdução de tópicos de física moderna na grade curricular do ensino médio.

Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de tópicos de física moderna no ensino médio. E com base nos resultados da pesquisa elaborar uma proposta de melhorias no currículo de física e na metodologia de ensino de forma a despertar nos alunos maior interesse e fazê-los ver a física como uma realização humana.

 Desta forma a escolha os temas a serem abordados deve ser feita de maneira que o conhecimento da física possa ser entendido como um instrumento para a compreensão do mundo, desde que os conhecimentos de física são imprescindíveis na formação do cidadão contemporâneo e que o estudo dos conceitos de física deve contextualizar com as demais disciplinas para ganhar sentido no dia a dia de jovens e adolescentes.

Assim também ressaltando a necessidade de se preparar tanto os alunos de licenciatura quanto os profissionais em exercício para trabalhar com a atualização do currículo, pois serão os protagonistas no processo de mudança, já que serão responsáveis por executar a pratica pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com