TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Na Escola

Pesquisas Acadêmicas: A Violência Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  453 Visualizações

A violência nas escolas

O trágico episódio ocorrido em Realengo no Rio de Janeiro, além de comover, indignar o país e repercutir no mundo inteiro, principalmente pelo fato de as vítimas serem crianças e adolescentes, suscitou em todos vários questionamentos.

O primeiro é como uma pessoa consegue entrar em uma escola com uma arma de fogo. O segundo é que razões levam uma pessoa a cometer um ato dessa natureza. E o terceiro, talvez o mais relevante, é se os professores e todos os envolvidos na educação estão preparados para identificar comportamentos desviantes e agir nessas situações.

Se esses profissionais receberem o preparo necessário com especialistas como psicólogos e psiquiatras, poderão se antecipar ao menor sinal de desvio de conduta e dar o encaminhamento adequado para esse aluno. Por outro lado, uma fiscalização mais rígida, não só nos arredores da escola mas também em seu interior, com mais disciplina e rigor, certamente será de grande valia na prevenção da violência, tendo em vista este ser o local de óbvio interesse por parte dos traficantes de drogas.

Esse fato também nos remete à polêmica discussão do desarmamento. É preciso dificultar o acesso às armas de fogo através de leis mais severas.

Conclui-se que o caminho a ser seguido para prevenir tragédias como essa requer um esforço múltiplo e uma intervenção contundente que abranja todos os aspectos que envolvem o tema, e sempre com a participação de toda a sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com