TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do handeball

Por:   •  17/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

História do handebol

        Conforme  o site oficial da confederação brasileira de Handebol, ela foi iniciada pela Alemanha no ano de 1919, pelo professor Alemão Karl Schelenz. Derivado do “Torball” (pelo Professor de ginástica Berlinense Max Heiser, onde criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens) realizou a modificação para "Handebol".

        Em 1920 o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tomou o jogo como desporto oficial. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha. As partidas de handebol eram realizadas em campos de gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.  Após cinco anos foi realizado o primeiro jogo internacional, com vitória dos austríacos. Um ano depois em agosto de 1927 a Comitê de Handebol da IAAF adotaram as regras alemãs como os oficiais, neste mesmo ano foram pedidos a inclusão do handebol no programa olímpico, onde o  handebol seria incluído nas olimpíadas de Berlim de 1936 o que realmente aconteceu com a participação de seis dos 26 países então filiados.        

        O professor alemão Karl Schelenz, também conhecido como pai do handebol, em certas excursões ao Uruguai e a Tchecoslováquia ele conheceu os esportes "balomano" e "azena" e com a base desses dois esportes ele criou o handebol que significa mãos e bola.

        Referente à ideia da autora  Ana Paula de Araújo (site infoescola) o Handebol não possui inventor ou data de criação. Pois foi criado diversos jogos  em diversos lugares do mundo que é semelhante ao handebol. Oficialmente o jogo foi iniciado por Hirschmann, em 1912 na Alemanha, com o nome de Raftball. Logo depois, em 1919, outro alemão, Karl Schelenz, reformulou o jogo rebatizando-o de Handball. Assim, defende a  ideia onde o  jogo passou a ser competido com um time de onze jogadores e as regras foram oficializadas pela Federação Alemã de Ginástica. Em 1920 o jogo tornou-se oficial. Também relata que no ano de  1936 o esporte, jogado na grama, foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlin. Porém, aos poucos foi sendo substituído pelo Handebol a sete, ou seja, uma variação do jogo que havia sido criada pelos Tchecos e que era praticada com sete jogadores, em quadra e não em gramado onde ficou conhecido mundialmente como Handebol.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão:

        Em suma que, Karl Schelenz mudou as regras e fez com que o esporte tivesse reconhecimento mundial em nível de se tornar um esporte Olímpico onde a Alemanha é quem iniciou o jogo como se conhece hoje. Teve diversos esportes, em diversas localidades do mundo semelhante ao handebol,  mais a  sua criação teve a origem alemã criada no ano de 1919 pelo professor  Alemão Karl Schelenz.  

Em 1936 o esporte, jogado na grama, foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlin, ao decorrer do ano onde foi realizada a divisória de jogos disputado em categorias diferentes em 1972 o jogo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlin apenas com a categoria masculina, 1976 a categoria feminina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (175.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com