TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mulheres no Mercado de Trabalho Brasileiro

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E MARKETING

LILIBERTI MONICA

FERNANDA DOS SANTOS

DÂMARYS GUERRA

 MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

SÃO PAULO

2014

MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão e Negócios das Faculdades  Metropolitanas Unidas do curso de Gestão de Recurso Humanos e Marketing como requisito parcial para obtenção de nota do Projeto Integrado do primeiro semestre.

Orientadora: Prof. Dra. Damares Fediuk

.

SÃO PAULO

2014

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

ANEXO F – FOLHA de acompanhamento do projeto de pesquisa

  1. Indentificação do projeto

Curso: Gestão de Recursos Humanos e Marketing  Turma: Manhã   Data:

Prof. Orientador: Damares Fediuk                    Disciplina: Relações Interpessoais

Titulo do projeto: Comportamento Organizacional

  1. Descrição das atividades de orientação de projeto

DATA

DESCRIÇÃO

Visto do professor

Atividade 1

Atividade 2

Atividade 3

Atividade 4

Atividade 5

Atividade 6

  1. Controle de frequência nas orientações do projeto

NOME DO ALUNO

RA

AT1

AT2

AT3

AT4

AT5

AT6

RESUMO

O presente artigo busca conhecer a realidade do pensamento das mulheres sobre sua atuação no mercado de trabalho.

As organizações são geridas por homens há séculos e com a inserção da mulher no mercado de trabalho, eles temem perder os privilégios que os fazem sentir-se superiores a elas, embora, no Brasil, o direito ao trabalho como fonte de sobrevivência seja garantido na Constituição Federal de 1998. Apesar de encontrarmos no mercado de trabalho preconceitos maiores do que o desenvolvido contra a mulher na organização, isto não anula a sua existência.

A remuneração, na maioria das vezes inferior que a dos homens é fato comprobatório desta realidade. Neste trabalho de pesquisa concluímos que a desigualdade de gênero em relação às mulheres no mercado de trabalho ainda persiste.

Palavras-chave: Mulher, Mercado de Trabalho e Sociedade.

Sumário

  1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................6
  2. Problema de pesquisa.................................................................................................7
  3. Hipótese.......................................................................................................................8
  4. Objetivos......................................................................................................................9
  5. Justificativa.................................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Esse estudo visa lançar um novo olhar sobre a figura feminina no mercado de trabalho, a importância das línguas estrangeiras e a sua capacidade de transformação, ou seja, converter a insegurança em criatividade e a sensibilidade em produção.

O desenvolvimento do tema proposto apresenta-se de forma a demonstrar a crescente transformação do papel da mulher na economia, sociedade e liderança nas empresas nas ultimas décadas. Dentre os estudos relacionados à inserção da mulher no mercado de trabalho, será enfocado o início da reviravolta de sua história em termos de liberdade, autonomia e luta pela defesa dos direitos humanos, isto é uma mulher que se dispõe a liderar não apenas em uma determinada área de sua vida, mas sim nos processos coletivos. Sob este prisma serão abordados aspectos sobre o papel e função da mulher na sociedade econômica.

Como critério quanto à análise da trajetória realizada pela mulher no espaço empresarial e sua competência profissional será relevante à questão da melhoria educacional, que, por sua vez, gera uma mudança de percepção, atitude e estratégia de ação em vista da transformação de sua vida social e pessoal.

Nas últimas décadas do século XX, o Brasil passou por transformações, transições democráticas culturais e sociais que tiveram grande impacto sobre o trabalho da mulher. A partir de uma nova visão, a atuação da mulher na liderança vem desencadeando uma influência na transformação cultural das organizações e ampliando as possibilidades existentes em conquistas.

Entretanto, antes de tratarmos de sua participação no mercado propriamente dito, faremos uma abordagem histórica da árdua e paulatina da mulher na sociedade, e os fatores determinantes que possibilitaram essa conquista.

PROBLEMA DA PESQUISA

        Para as mulheres ingressarem ao mercado de trabalho tiveram que passar por muitos preconceitos e principalmente brigarem pelo o que mais queriam sua liberdade e igualde.

Com o passar do tempo elas conseguiram, mais sera que as estrátegias usadas por elas realmente fizeram com que a humanidade quebrasse esse preconceito entre homens e mulheres no mercado de trabalho, ou sera, que ainda as mulheres são tratadas com submissão pela sociedade. (ponto de interrogação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com