TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

Por:   •  14/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

NOME DO ESTUDANTE

MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

Propriedades da desigualdade de gênero

CAXIAS DO SUL

2018

[pic 2]

CRISTINE BOLZAN

GABRIELA HOFFMAN

NICOLE RIZZON

MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

Propriedades da desigualdade de gênero

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Seminário de Pesquisa, da Universidade de Caxias do Sul, ministrada pelo Prof. Nome do Professor.

CAXIAS DO SUL

2018

  1. INTRODUÇÃO

São diversas as desigualdades que podem ser encontradas na sociedade brasileira atual. Entre elas, a desigualdade de gênero pode ser mencionada como um aspecto além de econômico, social e cultural. Mesmo com amplas conquistas adquiridas ao longo dos anos, evidencia-se ainda certa disparidade entre o desempenho, participação e reconhecimento de mulheres em comparação aos homens no mercado de trabalho. O presente projeto objetiva retratar a trajetória das mulheres na busca de seus direitos, mostrando a sociedade diante desse avanço assim como o modo em que são tratadas nas organizações, sob cargos de liderança e também cargos ocupados por ambos os gêneros. Todas as conquistas das mulheres vêm de seus esforços para que sejam reconhecidas por sua mão de obra, por seu conhecimento e vontade de colaborar no mercado de trabalho. Apesar disso, muitas mulheres ainda encontram dificuldades para atuarem em determinadas áreas e apesar de apresentarem taxas de participação crescente ao longo dos últimos anos, ainda observa-se diferenças relevantes com relação aos homens.

  1. TEMA/PROBLEMA

É possível, ainda que nos dias atuais, identificarmos no Brasil, expressivas desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho? Quais as dificuldades encontradas pelas mulheres para inserção no mercado?

 Busca-se através da pesquisa mostrar as relações entre o clima nos estabelecimentos autuados e os conflitos que são gerados por partes administrativas e de gestão. A busca pelos mesmos direitos que os homens vem há anos sendo considerada uma luta, e ao decorrer deste tempo novos cargos e posições dentro de organizações vem sido ocupados por mulheres. Apesar disso, grande parte dos cargos de liderança ocupados por mulheres no Brasil ainda estão concentrados em áreas ligadas a serviços sociais, de saúde e cultura, em função da barreira encontrada pela massa feminina para acessar áreas de predominância masculina, ligadas aos negócios corporativos e que apresentam salários mais robustos.

Identificando esse bloqueio, a pesquisa busca apresentar os obstáculos enfrentados por mulheres que objetivam alcançar postos de liderança no mercado de trabalho, principalmente quando estes, são de predominância masculina. Como forma de explicar os motivos pelos quais a desigualdade de gênero ainda é tão presente no Brasil, serão investigadas as diferenças encontradas por homens e mulheres tanto no meio profissional como social.

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL

Analisar as desigualdades de gênero existentes no mercado de trabalho brasileiro, bem como as dificuldades encontradas pelas mulheres no âmbito profissional.  

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho brasileiro;

- Avaliar as dificuldades encontradas pelas mulheres na inserção em determinadas áreas e cargos;

- Apresentar como as estruturas corporativas tratam ambos os gêneros;

- Entender, a nível social e cultural as disparidades entre homens e mulheres.

  1. JUSTIFICATIVA

Apesar dos avanços recentes resultantes da ampliação de políticas sociais no Brasil, as desigualdades ainda podem ser identificadas em diversas esferas. No mercado de trabalho identifica-se, ainda hoje, certa disparidade em relação a homens e mulheres e apesar do conhecimento dessa desigualdade, grande parte das empresas ainda seleciona profissionais de forma desigual. Esta pesquisa, leva em conta toda busca das mulheres pelos mesmos direitos obtidos pelos homens, a dificuldade encontrada em cada etapa do avanço profissional, as exigências e discriminações sofridas por elas.

Sabe-se que as diferenças dos gêneros são ainda um motivo de discussão em questão de desigualdade salarial e social também, pois a mulher busca esta igualdade, pois tem maior facilidade de compreensão devido a sua sensibilidade, onde em vários cargos atua com mais eficiência que alguns homens. Mas no âmbito social as mulheres de antigamente eram obrigadas a serem domésticas, a limparem e cozinharem para a família e serem sustentadas pelos maridos. Entretanto, ao longo dos anos, conquistaram seu espaço no mercado e passaram a contribuir – e muitas vezes assumir por completo – as despesas da família. Isso fez com que a mulher obtivesse dupla jornada de trabalho, pois ainda hoje é prioridade da mulher, dentro da estrutura familiar, cuidar das atividades de casa, entre elas: lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos e da organização da casa.

Mesmo com a evolução da busca por igualdade de gênero, em muitas situações a mulher precisa provar sua eficiência para conseguir alcançar determinados cargos dentro das empresas. Por sua vez, buscam graduações, especializações, para conseguirem ocupar cargos de supervisão, gerência e liderança nas organizações, e assim mostrarem cada dia mais a sua importância para o mercado como um todo e para a economia.

Nos dias atuais, o perfil das mulheres é diferente do que o perfil de antigamente. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, elas continuam com as tarefas tradicionais: ser mãe, esposa e dona de casa. Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres. Dessa forma, os desafios encontrados pelas mulheres nos dias de hoje são distintos aos das mulheres de 50 anos atrás. Muitas vezes mais sutis, mas ainda presentes e ainda muitas vezes inexplorados pela literatura e pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com