TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALÉM DA INFLUÊNCIA DOS VALORES

Por:   •  3/6/2015  •  Dissertação  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

ALÉM DA INFLUÊNCIA DE VALORES

Seria possível a realização de uma pesquisa sem interferência de valores emocionais e pessoais de seu autor? Ou será que no simples fato de pesquisarmos e dissertarmos sobre algo já há indiretamente uma exposição de nossas opiniões? Como agir para que tal coisa não atrapalhe ou extraia o valor racional e verdadeiro do trabalho? “Lienert” classifica os critérios principais e os critérios secundários de uma pesquisa. Segundo ele, a objetividade, a fidedignidade, e a validade pertencem ao primeiro grupo e a utilidade, a economia de esforço, a normatização e a comparabilidade pertencem ao segundo.

A objetividade é fundamental em uma pesquisa, é a observação imparcial do fato, extraindo as preferências individuais em relação ao objeto estudado. Ser objetivo é agir de forma direta e na metodologia significa ser fiel ao objeto estudado. Junto com os outros critérios citados no primeiro grupo (fidedignidade - autenticidade e validade - verdade lógica) formam por si só uma oposição ao envolvimento emocional do autor em seu projeto.

Ao longo de uma pesquisa, em que é exposto de forma metodológica o estudo feito em busca de soluções e respostas é difícil ou talvez impossível a total imparcialidade seja na exposição dos fatos, no desenvolvimento, na conclusão ou em outra fase do processo.

Para que seja viável a elaboração de pesquisas confiáveis e bem feitas, é preciso saber lidar com as influências emocionais externas do pesquisador e não deixar que interfiram no produto final. A escolha do tema deve ser pautada na necessidade e na utilidade do meio acadêmico ou da sociedade, o desenvolvimento deve ser direto e ao mesmo tempo minucioso, apresentando hipóteses e definindo a problemática e aplicando os métodos, e a conclusão deve solucionar a problemática mostrando os resultados de forma mais racional possível. Dessa forma, com a utilidade, com a economia de esforço, com a normatização, com a comparabilidade, com racionalidade e com tudo o que foi exposto acima a pesquisa ou o trabalho feito será, além de verdadeiro e bem feito, confiável para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com