TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS HABILIDADES SOCIAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS ENTRE ESTUDANTES DE DIFERENTES CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Por:   •  1/9/2020  •  Artigo  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 19

AS HABILIDADES SOCIAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS  ENTRE ESTUDANTES DE DIFERENTES CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Leoni Laerth¹

Genuína Stephanie²

Gustavo Mendes³

RESUMO


As Habilidades Sociais estão atreladas a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, sendo um de seus cinco pilares. Ela busca estabelecer relações de cunho interpessoais como forma de melhorar a convivência e as interações entre as pessoas, assim essa competência pode ser subdividida em Habilidades Sociais de Comunicação, de Civilidade, de Enfrentamento, Empáticas, de Trabalho e de Expressão de Sentimento Positivo. O presente trabalho visa investigar os efeitos das Habilidades Sociais entre estudantes de diferentes Campus, como a redução de estereótipos, a ampliação de conhecimentos de outras áreas de atuação, a melhoria da execução de trabalhos coletivos, dentre outros. O levantamento de dados foi realizado por meio da aplicação de um questionário direcionado a uma análise planejada, em estudantes dos três Campus (Pici, Benfica, Porangabuçu) da Universidade Federal do Ceará (UFC) buscando aleatoriedade entre os Centros de Formação Acadêmico. As variáveis obtidas foram analisadas e foram comparadas considerando as diferenças dos alunos que tiveram contato com tal pilar e os que não tiveram. Notou-se uma distinção na desenvoltura de estudantes com a prática das Habilidades Sociais. Assim, compreende-se que esse pilar pode contribuir significativamente para o desempenho estudantil tanto no âmbito acadêmico como no pessoal.


Palavra-Chave: Habilidades Sociais. Aprendizagem Cooperativa. Campus.





















  1. INTRODUÇÃO

A ausência de metodologias participativas e o uso de métodos de ensino tradicionais nas instituições de ensino estimula que crianças e adolescentes ocupem-se cada vez mais com atividades individualistas e competitivas. Esses métodos de ensino, que tem a competição como principal ferramenta, reforçam a concorrência e o sentimento de baixo êxito pelos que obtêm menos rendimento nos estudos, reforçando a exclusão social, além de não preparar os jovens para os desafios e exigências da sociedade. Assim, os alunos entram no ensino superior com o mesmo pensamento individualista já adquirido e tendem a propagar esse mesmo ideal.

Nesse tocante, a Aprendizagem Cooperativa se insere como um recurso que vai de encontro a essa concepção, uma vez que, Johnson & Johnson (1994) sintetizam que o trabalho em conjunto requer uma série de esforços para que se consiga alcançar objetivos em comuns ao grupo, e com isso, os estudantes se preparam  para realização de seu exercício de cidadania.

A Aprendizagem Cooperativa é uma estratégia que pressupõe o aprendizado a partir de grupos constituídos tendo como premissa cinco elementos fundamentais também conhecidos como pilares: a Interdependência Positiva, a Responsabilidade Individual, a Interação Promotora (Face a Face), as Habilidades Sociais e o Processamento de Grupo (JOHNSON; JOHNSON, 1989). Destaca-se a importância de buscar incluir todos os pilares, visto que todos são fundamentais para compor os princípios da Aprendizagem Cooperativa.

Assim, a Interdependência Positiva fortalece a ideia de cooperação, em que um determinado grupo de pessoas buscam mecanismos para alcançar objetivos em comum, recorrendo a um trabalho mútuo, visto que todos são elementos fundamentais para que a equipe completa obtenha êxito. Assim, os envolvidos buscam estratégias como a divisão de tarefas como forma de melhorar o desempenho coletivo, considerando que cada um dos integrantes vai ter habilidades particulares, o que incentiva o comprometimento de uns com os outros. Sendo assim, é fundamental que cada indivíduo do grupo compreenda que seu sucesso pessoal contribuirá para o sucesso dos demais.

Já a Responsabilidade Individual que está significativamente conectada com a Interdependência Positiva, visto que ambos estão relacionados com o compromisso de cada um dos membros com a equipe, destaca que pessoas compartilham de atribuições individuais, dessa forma espera-se que todos executem o trabalho que lhe compete.

Outro elemento fundamental da Aprendizagem Cooperativa é a Interação Promotora refere-se ao contato entre integrantes de um mesmo grupo, ela sugere o diálogo entre tais pessoas, de modo que seja criada uma relação com um maior vínculo, a fim de despertar sentimento de pertencimento ao grupo.

Desse modo, outro pilar da Aprendizagem Cooperativa é o Processamento de Grupo, que consiste na análise de resultados. O grupo deve analisar se as metas estão sendo alcançadas, considerando sempre os pontos positivos e negativos individualmente e do grupo, com intuito de observar atitudes que devem ou não continuar na célula.

Assim, enquadra-se também o pilar de Habilidades Sociais que são comportamentos desejáveis que habilitam as pessoas a interagir uma com as outras de modo que sejam satisfeitas as necessidades e expectativas dos demais. Nestes são incluídos a verbalização, expressão facial, postura, contato visual, gestos, aparência física e outras mais. É exatamente o estudo e a análise deste pilar que servirá de sustentáculo para o então artigo.

Assim, é possível organizar as Habilidades Sociais em seis categorias: (I) Habilidades Sociais de Comunicação: como iniciar, manter ou encerrar um diálogo, oferecer e pedir feedbacks, responder e fazer perguntas; (II) Habilidades sociais de Civilidade: reconhecer, agradecer, capacidade de dizer “por favor”, cumprimentar; (III) Habilidades Sociais de Enfrentamento: emitir ideias, receber e recusar ofertas,  iniciar e terminar,  encarar críticas; (IV) Habilidades Sociais Empáticas: capacidade de reconhecer sentimentos, expressar apoio e se solidarizar com os outros; (V) Habilidades Sociais de Trabalho: tomar decisões, coordenação de grupo, mediar conflitos, solucionar problemas; (VI) Habilidades Sociais de Expressão e Sentimento Positivo: facilidade em criar amizades, praticar a solidariedade, cultivar carinho e amor.

Sabendo-se disso, no meio acadêmico, estudantes necessitam compreender as maneiras de interagir, visto a amplas diversidades de pessoas as quais eles terão contato, o que requer desenvolturas da sua parte, a fim de conseguir resolver conflitos e quaisquer outras complicações que venha a surgir.

De acordo com exposto, surgem indagações a serem debatidas para melhor estabelecer a relação entre pessoas no meio acadêmico, como “Qual a influência das Habilidades Sociais no desempenho acadêmico?” , “Quais facilidades encontradas, no âmbito acadêmico e pessoal, entre alunos que se sobressaem na aplicação dessas habilidades?”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (151.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com