TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Habilidades Sociais em Alunos de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA CRÍTICA

CARNEIRO, Ariana Aguiar; TEIXEIRA, Catarina Malcher. Avaliação de Habilidades Sociais em alunos de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Psicol. Ensino & Form., Brasília, v. 2, n. 1, p. 43-56, 2011. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217720612011000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 20 jun. 2021.

Ariana Carneiro, graduada em Psicologia e Catarina Teixeira Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento desenvolveram o artigo “Avaliação de Habilidades Sociais em alunos de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão” e demostraram os resultados pesquisa que consistia em investigar o padrão de Habilidades Sociais (HS) dos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e conhecer a avaliação que esses alunos fazem do curso em relação aos comportamentos socialmente habilidosos.

Segundo as autoras os ingressantes na universidade são na maioria das vezes muito novos, na fase final da adolescência e trazem consigo inseguranças e indagações típicas deste período de vida. Esses alunos estão passando por uma transição, natural e necessária, mas há universidades que pouco oferecem apoio psicossocial pois muita das vezes o foco é a aquisição de conhecimento e não na aquisição de competência. Entendemos com irretocável tal afirmação.

Este artigo joga um foco de luz apenas sobre os estudantes de psicologia pois alguns estudos anteriores concluíram que os outros cursos de graduação não estão voltados para o desenvolvimento das habilidades sociais ou que seus estudantes não têm consciência da relevância da competência social. No entanto, na psicologia, os alunos concluintes possuem maior consciência da importância dessas competências.

O artigo é dividido em resumo; introdução; método (subtítulo: participantes, instrumento e materiais, procedimentos); resultados e discussão; referências.  

Demonstra-se a necessidade de que os indivíduos sejam capacitados para lidar com as situações sociais. Essa habilidade social essencial para que o indivíduo lide com as exigências do comportamento social nas situações interpessoais o que é de relevância para todos os cursos de graduação.

Por essa razão o método de pesquisa aplicado consistiu na participação de 24 alunos da graduação em Psicologia da UFMA, de turnos mistos, divididos por períodos do primeiro até o nono na seguinte proporção de 4 alunos (10% dos participantes) por cada período de idade variada entre 17 e 26 anos, 06 homens (25%) e 18 mulheres (75%).

Os estudantes de psicologia quando estão no período de estágio curricular acabam tendo que lidar com as limitações de suas habilidades sociais de forma problemática. Este é o ponto central do problema, os estudantes precisam estar desenvolvidos socialmente para executar com maestria suas relações profissionais inerentes a atividade de psicólogo.  

Para realização do experimento foram utilizado um termo de consentimento livre e esclarecido; inventário de habilidade sociais Del Prette, como instrumento de avaliação, sendo esse composto por 38 itens que descrevem situações sociais diversas como no trabalho, lazer, entre amigos; e questionário de promoção DHS (desenvolvimento de habilidades sociais) que foi elaborado com base na literatura de Del Prette e informações colhidas no departamento de Psicologia da UFMA.  

As pesquisadoras abordaram estudantes em suas salas de aula e recrutaram candidatos explicando previamente os objetivos do estudo. Após a aderência dos candidatos, eles foram divididos em três categorias para análise do questionado de DHS: G1, G2 e G3. Sendo o G1 os participantes do primeiro a terceiro períodos, G2 quinto semestre é G3 sétimo e nono semestres.

Com base nos resultados do inventário de habilidades sociais foram criadas três categorias: repertório bastante elaborado de habilidade social; bom repertório; e indicação para treinamento de habilidades sociais. Há alguns fatores de resultado aplicáveis são F1, F2, F3, F4, F5, que são resumidamente:

  1. F1: capacidade dos indivíduos de lidar com situações interpessoais que demandam afirmação de direitos e a autoestima;
  2.  F2: agrupa itens que identificam as habilidades dos indivíduos para lidar com demandas de expressão de afeto positivo e de afirmação da autoestima;
  3. F3: avalia a capacidade dos sujeitos de lidar com situações sociais que demandam habilidades tais como: abordar pessoas em posição de autoridade e recusar pedidos abusivos;
  4. F4: avaliar a capacidade dos indivíduos de auto exposição a desconhecidos e a situações novas.
  5. F5: analisar o autocontrole da agressividade.

Sentimos a necessidade de que os fatores estivessem conceituados de forma mais clara tal como no texto acima, de forma a facilitar a compreensão dos resultados.

Em relação ao F1 a maioria apresentou repertório bastante elaborado ou bom. O G1 apresentou o repertório mais elaborado e G2 apresentou 100% de repertório bom.  G1 e G3 apresentaram a mesma porcentagem de indicação para treinamento de habilidades sociais. Assim, as pesquisadoras concluíram que sobre indicação de treinamento, há semelhanças entre os períodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com