TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA

Por:   •  22/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

MANUELLE FERNANDA CANDIDO

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA

Tópico 5

Enfoque na temática indígena.

A educação para os indígenas tem servido como instrumento de aculturação e destruição das respectivas etnias. A educação indígena passou por grandes mudanças, através do movimento indígena, pelo qual os povos se reuniam para discutir seus problemas e pensar em soluções. Sendo assim, diferentes experiências surgiram em várias regiões do Brasil, construindo os aspectos socioculturais e históricos, praticando a interculturalidade e o bilinguismo

Segundo Monte (1993, p.15) a questão educacional indígena é tratada como um caso aparte, entregue, por sua anomalia, aos órgãos encarregados da proteção destes grupos, ou como um “mesmo” a ser reproduzido por ações de integração e assimilação. Os professores indígenas através de seus esforços conquistaram os resultados das lutas, no qual se encontram na Lei de Diretrizes de Bases (LDB 9394/96) na Constituição Federal de 1988 e também no Plano Nacional de Educação (PNE) todos em defesa dos direito de uma educação indígena de qualidade, e dando continuidade a troca de experiências e conhecimentos indígenas.

A educação escolar indígena ao longo da história tinha como objetivos apenas catequizar e civilizar. Atualmente, poucas coisas mudaram preconceitos e concepções ocidentais ainda fazem parte do cenário. Segundo Monte In Silva & Ferreira (2001, p.50), em 1953, declarava a importância do uso da língua materna na educação escolar e iniciava uma serie de reorientações nos paradigmas e fundamentos políticos e técnicos que ajudaram a reformular os discursos oficiais a respeito da educação escolar para sociedade indigna.

Para Monte (1993) o currículo é uma construção coletiva e permanente e que deve assegurar interesses imediatos e em longo prazo. Faz-se necessário compreender a organização social, a cultura e a economia sem tal compreensão a elaboração do currículo, ou seja, a incorporação de valores com a realidade local. A tarefa de formular um currículo que contemple seus próprios conhecimentos e conhecimento relevante a outras culturas compete não somente aos professores índios e suas comunidades, mas também as secretarias de educação responsáveis por tal atribuição.

Portanto, atualmente as comunidades indígenas vivem em situações difíceis, como problemas que surgem com o período da seca, pois fica impossível o acesso pelo rio até as escolas, tornando a pesca inviável, e a questão da caça e da roça, entram em declínio também devido a falta de recurso tecnológico e financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com