TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE REFLEXIVA: Matemática e suas Tecnologias

Por:   •  6/12/2019  •  Resenha  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 13

Nome: Douglas Ramos Nóbrega

RGM: 21916322

Atividade Reflexiva – Unidade III: Matemática e suas Tecnologias: Interfaces com outras Áreas de Conhecimento.  Polo: Campina Grande/PB

  1. RESUMO

Diante da complexidade de interligar o conteúdo de Matemática com outras disciplinas, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de propostas interdisciplinares que permitam trabalhar conceitos matemáticos aliados a outras disciplinas escolares. Considerando tal necessidade, o presente trabalho norteou as contribuições de uma proposta interdisciplinar que abordou o tema água e foi desenvolvida em conjunto com as professoras das disciplinas de Ciências e Português. Os objetivos do estudo foram apresentar uma proposta interdisciplinar articulada com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). A pesquisa teve abordagem qualitativa e evidenciou duas dimensões que se destacam nas discussões no âmbito do trabalho colaborativo e as propostas interdisciplinares. Os resultados indicam a existência de um ambiente favorável à construção dos conceitos de Função do 1° grau quando se propõe uma proposta interdisciplinar e essa é vivenciada e exercida pelos professores que lecionam para as turmas participantes.

  1. INTRODUÇÃO

Considerando a responsabilidade atribuída ao ensino de Matemática e a possibilidade de expansão da compreensão de mundo que o ensino dessa disciplina pode proporcionar, foi elaborada uma proposta, priorizando o trabalho com o conteúdo de Matemática de forma interligada aos conteúdos de Português e de Ciências, visando investigar as contribuições da prática pedagógica e da metodologia de ensino para a construção do conceito de Função do 1° grau, levando em conta uma proposta interdisciplinar a escolha do conteúdo a ser explorado aconteceu após a conversa com alguns professores das turmas de terceiro ano, que culminou com o convite para que participassem da proposta inerente à pesquisa. Esta pesquisa insere-se no âmbito do ensino e aprendizagem do conteúdo de Função do 1° grau de maneira interdisciplinar, com a finalidade de explorar esses conceitos de forma interdisciplinar aliados as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

  1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Informática e ensino de Matemática têm sido temas de estudo nos últimos tempos.  Porém, em se tratando da informática no processo de ensino aprendizagem de Matemática duas vertentes se destacam: a primeira considera que o computador prejudica a aprendizagem e a outra acredita que sua utilização deste recurso seria uma das soluções dos problemas do ensino.

Segundo Borba e Penteado (2012), os professores de Matemática que defendem a primeira vertente compreendem a Matemática como a matriz do pensamento lógico.  Além disso, o uso dessa tecnologia reforçaria o ensino por meio de exercícios repetitivos, no qual os alunos apenas apertariam a tecla cumprindo ordem da máquina.

Nessa pesquisa não se pretende entrar no mérito de que o uso das tecnologias da informação é prejudicial ou benéfico para o aluno, mas será considerado, conforme sugere Borba e Penteado (2012), que as TICs transformam a “própria prática pedagógica” (p. 12), visto que os computadores possibilitam novas perspectivas na prática docente, enquanto que para o aluno o uso da informática na escola garantirá a “alfabetização tecnológica” e seu direito de acesso.

Alfabetização tecnológica tem o propósito de ensinar o aluno a ler as novas mídias e, com isso, o computador deve estar “inserido em atividades essenciais tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais, etc.  E, nesse sentido a informática na escola passa a ser resposta das questões ligadas à cidadania” (BORBA; PENTADO, 2012, p.17). Comungando das ideias difundidas pelos autores, nessa pesquisa utilizou-se das TICs e outras mídias como a oralidade, o lápis e papel, o giz e quadro, considerando que cada um desses itens apresenta sua potencialidade e sua função no processo de ensino e aprendizagem.

Assim, em meio a tantas possibilidades a opção foi por selecionar alguns desses recursos como: vídeo, internet, calculadora, planilha eletrônica, Objeto de Aprendizagem e software HagáQuê para incluir na proposta inerente à pesquisa.

3.1 Vídeo, internet, calculadora e planilha eletrônica

        Estamos inseridos numa sociedade cercada de várias informações, que chegam a todo instante por meio de diversos recursos midiáticos como a TV, o rádio, os celulares, dentre outros meios de comunicação, contribuindo para a formação e possibilitando de forma significativa a construção do conhecimento.         Assim, para aproveitar esses meios de comunicação e auxiliar os alunos a elegerem as informações favoráveis ao seu processo de aprendizagem, optamos por trabalhar com vídeo, internet e calculadora, visto que, para Kenski (2008, p. 44), a maior parte das tecnologias é utilizada para auxiliar no processo educativo e, além disso, “a presença de uma determinada tecnologia pode induzir profundas mudanças na maneira de organizar o ensino” (KENSKI, 2008, p. 44) para a autora, os computadores e a televisão representam grandes aliados para o processo de ensino e aprendizagem que favorecem a sua utilização na sala de aula com o intuito de despertar nos alunos um olhar crítico sobre as informações que lhes são transmitidas, possibilitando o envolvimento na construção do seu conhecimento.

        Segundo Kenski (2008), as TICs, em especial a televisão e o computador, “movimentaram a educação e provocaram novas mediações entre a abordagem do professor, a compreensão do aluno e o conteúdo veiculado” (KENSKI, 2008, p. 45).

        Diante dessas ponderações e reflexões apresentadas pela autora, acreditou-se ser possível o ensino do conceito de Relação para posteriormente se introduzir o conceito de Função, utilizando como um dos recursos pedagógicos o documentário intitulado “Água, Escassez e Soluções”, apresentado por Aldo Quiroba no programa Matéria de capa, que aborda o tema água e permite que os alunos compreendam a ligação da Matemática com Geografia, Ciências e Português.

        Esta diversidade de interações com diferentes áreas do conhecimento pode proporcionar que os alunos se tornem mais criativos e versáteis, além disso, acredita-se que “ao fazer uso do vídeo na sala de aula, o professor tem várias possibilidades para explorar o conteúdo” (SILVA, 2011, p. 34).

        Carvalho (1999), à luz das ideias de Greenfield (1997), afirma que “a utilização inteligente da televisão e da mídia eletrônica pode significar a ampliação do potencial de desenvolvimento e da aprendizagem, uma vez que estas proporcionam atividades mentais e emocionais diferentes das desenvolvidas pela leitura e pela escrita” (GREENFIELD, 1997 apud CARVALHO, 1999, p. 23). Assim, percebemos que as ferramentas disponíveis na internet podem ser utilizadas como um recurso que auxilia o professor na preparação das aulas, porém a mesma deve ser manipulada pelos alunos no desenrolar das aulas, com a orientação e acompanhamento do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (113 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com