TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Exames: Atps De Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 10

tividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor à distância Talita de Moraes Marcelino.

PIRACICABA- SP

2013

► Introdução

Algumas formas de projetos educativos

O projeto educativo e sua relevância em educação

Os aspectos da educação, da infância e da formação docente.

Projeto “Brincadeiras da infância”

Justificativa da escolha do nome do projeto

Recursos didáticos

Avaliação do projeto

Referências Bibliográficas.

Algumas formas de projetos educativos.

► Etapa 1:

Passos 1, 2 e 3

A inclusão de projetos no currículo não é uma ideia nova e nem revolucionária no ramo de educação. No entanto, na última década, essa prática evoluiu para uma estratégia de ensino com uma definição mais formal. Trabalho com projeto ganhou um lugar de maior

interesse na sala de aula quando os pesquisadores documentaram o que os professores há muito já sabiam: os alunos participam mais quando tem a chance de se aprofundar em problemas complexos, desafiadores e, às vezes, bastante confusos que se assemelhem à vida real.

O trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais. Os projetos que apresentam mais oportunidades de ensino em sala de aula podem variar muito em termos de tema e abrangência e podem ser apresentados em quase todas as séries. No entanto, eles tendem a compartilhar recursos de definição. Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro.

Os projetos colocam os alunos em uma posição ativa, por exemplo: aquele que soluciona problemas, que toma decisões, o investigador ou o documentarista. Os projetos servem a metas educacionais específicas e essenciais; eles não são desvios ou complementos do currículo "real".

Hoje é muito comum no meio educacional ouvir as pessoas envolvidas falar que estão trabalhando com projetos. Mas como Maria Elizabette comenta em seu texto, “mas que projeto?” O político pedagógico? Da escola? Do professor? O projeto dos alunos?... Isso tudo deixa o professor um pouco perdido, muitos falam que trabalham com projetos, mas na verdade apenas muda de nome aquela aula tradicional de sempre. Mas afinal

do que se trata a pedagogia de projetos?

Segundo Maria Elizabette, “Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações, que tem como centro do processo a atuação do professor.”

Na atualidade não podemos ficar mais presos a ideia de que o professor é o detentor da verdade, e também o único capaz de transmitir conhecimento. Portanto, no contexto que estamos vivendo aonde as informações chegam até nós em frações de minutos até mesmo segundos, não podemos ficar alheios e continuar transmitindo conhecimento, está vivendo a era da busca de informação, da integração das diferentes mídias.

Precisamos estar conscientes como educadores, que hoje, precisamos ser os mediadores no processo ensino aprendizagem, ensinamos aprendendo juntos. Isso significa que para que realmente a aprendizagem se concretize, precisamos conhecer a realidade que estamos trabalhando, deixar que o aluno trouxesse para a sala problemas do seu cotidiano. Assim, aos poucos buscando soluções, investigando, aprendendo a aprender com o outro e com a diversidade.

A pedagogia de projetos abre esses caminhos, permitindo que o aluno expresse seus conhecimentos e busque através dos diferentes recursos e mídias aquilo que ainda

não sabe. Esse trabalho torna o aluno e também o professor um investigador, um construtor de seu conhecimento, e tudo que é construído não são esquecidos.

O trabalho com projetos abre um grande leque de possibilidades para um trabalho interdisciplinar, não precisamos de projetos grandiosos para atingir um objetivo. Precisamos sim de um bom planejamento e um conhecimento prévio das ferramentas que faremos uso. Esse planejamento pode e deve envolver todas as ferramentas que temos na escola, inclusive fazer uma integração entre as diferentes mídias.

Num simples projeto sobre dengue, por exemplo, trabalham-se ciências, falando de doenças e hábitos de higiene, matemática, gráficos, português produção de texto, etc. Num projeto assim, pode-se envolver uma variedade de recursos, como: câmera fotográfica, jornal, revistas, livros, computador, etc.

Falar em pedagogia de projetos envolve mudança de atitudes, um trabalho interdisciplinar, abrindo possibilidades para que os envolvidos estabeleçam relações significativas entre o conhecimento adquirido e o seu cotidiano. Só assim, a escola também está cumprindo seu papel social para que no futuro tenhamos cidadãos críticos e responsáveis em relação ao mundo que vive.

Já nos texto de Fernando José Almeida, o texto traz reflexões, e uma das temáticas é de que a informática na escola é uma aliada do professor e não uma rival, sendo que dos professores atualizados, pois os mais antigos

não sabem como lidar com essa tecnologia e acabam por repudiarem a internet e informática, os taxando de coisas imprecisas, sem muita utilidade.

O autor deixa bem claro no que a informática pode ser aliada para a aprendizagem dos alunos, até mesmo transformar uma aula entediante em uma aula construtiva.

E na Educação Infantil? Porque trabalhar com projetos?

Estes, por sua vez, permitem à criança ser o centro do processo educacional, já que a ideia do que será trabalhado surge a partir do interesse ou necessidade das crianças em sala de aula. A Escola busca auxiliar a criança a compreender o mundo, devendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com