TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PEDAGOGIA

Exames: ATPS DE PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  4.732 Palavras (19 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 19

ATPS: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Professor Tutor á Distância: Profª. Helenrose A da S Pedroso Coelho

Tutor Presencial: Profª Antonia de Fátima Camargo

ARAÇOIABA DA SERRA – SP

JUNHO/2013

Índice

1. Introdução.........................................................................................................03

2. Etapa 1: Contribuições da Psicologia para à Educação................................04

3. Etapa 2: Aspectos conceitos e contribuições das Teorias para o âmbito educacional........................................................................................................05

4. Etapa 3: Desenvolvimento dos Seres Humanos.............................................07

5. Etapa 4 - A importância dos jogos no processo de desenvolvimento da criança................................................................................................................12

6. Conclusão...........................................................................................................14

7. Referencias Bibliografia....................................................................................14

1- Introdução

A Psicologia na Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas, entendemos o quanto ela contribui para a Educação, o objetivo deste trabalho e demonstrar como a psicologia esta direta e indiretamente ligada a educação, na primeira etapa veremos a importância da psicologia para a pedagogia, por que elas interagem entre si, e na etapa dois, a contribuição da psicologia para a pedagogia, é o aprendizado no planejamento e organização das atividades e o compreender o comportamento humano. Na etapa três veremos as teorias podemos verificar a importância da psicologia nas diversas áreas da educação viabilizando ações educativas, de como estimular a mente, e a importância do desenvolvimento, cognitivos, motor, interpessoal, intrapessoal na vida do educando e do educador, , como também aprender a trabalhar em situações problemas, na etapa quatro veremos a locação de jogos para o desenvolvimento de cada individuo de acordo com cada faixa etária.

Podemos dizer que o professor possivelmente poderá contribuir nas mudanças podendo fazer diferença nas transformações da educação escolar.

2- Etapa 1: Contribuições da Psicologia para à Educação

O papel da psicologia em sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este ramo de profissão, pode atuar no campo da medicina, na área da industria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção: O estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.

Muito do que hoje os professores aplicam nas salas de aula, deve-se aos estudos de grandes teóricos, homens que revolucionaram suas épocas, levantaram hipóteses, criticaram o sistema, e tamanha sua importância para a ciência, que podem-se observar que essas teorias percorreram e ainda percorrem todos os cantos do mundo, em debates, seminários, conferências, pesquisas, etc.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, em todas as modalidades de ensino .

Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada e compreendida.

A seguir, apresenta-se a contribuição de cada teórico da psicologia para a história da educação:

• Para Freud,o o foco é de que o indivíduo tem um desejo que precisa ser satisfeito e o professor deve ser menos repressor e aceitar que ao atuar em uma sala de aula, ele vai estar diante de diferentes subjetividade, logo, os seus resultados esperados não serão de maneira alguma uniformizados.

• Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos mas constroem o próprio aprendizado. Piaget não prioriza a linguagem para que haja o aprendizado, mas que a criança se desenvolve por suas ações.

• Wallon colaborou com a história da educação mostrando que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, ele abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.

• Vygotsky valorizava as relações sociais, onde o indivíduo aprende com o outro, pelo contato, pela linguagem, que aliás, para ele, é o canal de desenvolvimento do pensamento, e a partir do momento que a criança começa desenvolver alguma linguagem ela constrói também o seu pensamento. Com sua teoria da ZDP,ele coloca o professor como Mediador,e não como destaque no processo de Desenvolvimento, isso revolucionou, porque na Escola Tradicional o professor era o personagem principal da educação.

• Para Bruner a ideia de desenvolvimento intelectual ocupa um lugar fundamental em sua teoria, o ensino eficiente precisa do esforço do professor, para organizar a matéria de maneira eficiente e significativa, preocupando-se em especial com sua estrutura. Ele acreditava também que a motivação é um fator preponderante no processo de ensino-aprendizagem, de modo que o aluno “deseje” aprender.

Conclui-se, portanto, que a psicologia da educação é uma ciência que acompanha p processo de ensino na formação física, social e afetiva da criança.

Todos os teóricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com