TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Letramento

Artigos Científicos: ATPS Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 11

Definição sobre o letramento: É entendido como produto da participação em práticas sociais que usam a escrita como sistema simbólico e tecnológico. São práticas discursivas que precisam da escrita para torná-las significativas. Nessa concepção decorre o entendimento de que, nas sociedades urbanas modernas, não existe grau zero de letramento, pois nelas é impossível não participar, de alguma forma, de algumas dessas práticas.

Alfabetizar e Letrar

Consegui um exemplar da cartilha da infância. Foi a cartilha com qual a minha mãe foi alfabetizada, e ela ficou super emocionada ao pegar no livrinho e poder ler novamente as lições que fazem parte de suas lembranças escolares. O que mais marcou no entanto, foi o fato de que tanto minha mãe quanto minha sogra, sabem as lições de cor, sem necessidade alguma de ler a cartilha, ou seja, a importância dada a memorização antigamente era realmente muito grande. Segundo elas, era preciso realmente decorar os textos da cartilha. Achei extremamente interessante escutá-las, enquanto eu mesma conferia na cartilha os textos. Foi incrível após tantos anos elas saberem todos os textos de cor!

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético da escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e facilidades oferecidas pelas instituições sociais. Alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

Definição de Alguns Termos:

Decodificar – é o mesmo que decifrar o código. Exemplo: quando uma criança está construindo base alfabética, antes de saber ler ela consegue decodificar.

Ler – aprender a ler é aprender a dizer suas palavras. Ler é distiguir e saber reunir os textos.

Escrever – é uma arte, uma forma de transmitir sua cultura, seus conhecimentos, mas principalmente sua forma de pensar.

Autonomamente – é um aprendizado realizado com uma motivação, algumas técnicas e uma evolução que procede da própria pessoa que aprende e são realizados por ela.

Aprendizagem – mudança no comportamento de um indivíduo que resulta de uma interação com o meio ampliando o seu repertório de respostas e de conhecimentos.

Conhecimento – é a capacidade, adquirida por alguém, de interpretar e operar sobre um conjunto de informações.

Gêneros Textuais

Lenda: é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos, de caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Como exemplo bem definido em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis para coisas que não tem explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do mito. Como diz o dito popular “Quem conta um conto aumenta um ponto”, as lendas pelo fato de serem repassadas oralmente de geração para geração, sofrem alterações a medida que vão sendo recontadas.

Poesia: é a arte da palavra manifestada numa linguagem em que a sonoridade e o ritmo predominam sobre o conteúdo. A linguagem poética consiste num desvio diferenciado da forma da língua corrente que recorre a repetição de uma cadencia rítmica, de sons, de rimas e de estrutura sintáticas. A cadência e a medica das palavras determinam a configuração dos diversos tipos de versos ou ritmos empregados na literatura poética de cada língua. O verso, linha construtiva do poema, e o lirismo, evocação de sentimento subjetivo, são as características mais tradicionais da linguagem.

Conto: é uma breve narrativa ficcional geralmente em prosa. Em relação aos gêneros literários mais próximos a novela e o romance, podem ser abordados do ponto de vista quantitativo ou do estrutural. No primeiro caso, o conto é uma narrativa mais breve que a novela, esta já é mais breve que o romance. Há quem fixe seu limite de extensão em cinqüenta paginas. Quanto a estrutura, o conto trata basicamente de um único tema, enquanto os outros gêneros apresentam derivações e tramas paralelas. Seria assim essencialmente sintético enquanto a novela e o romance seriam analíticos: o primeiro concentra e os outros, decompõe as situações ficcionais.

Fábula: as fábulas (do latim fabula, significando “historia, jogo narrativo, literalmente “o que é dito”) são uma aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto.

História em Quadrinhos: no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria as populares tiras. As edições de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país, começou no inicio do século XX. Mas, apesar do Brasil contar com grandes artistas durante a história, a influencia estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editorial dominado pelas publicações em quadrinhos americanos, europeus e japoneses.

A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização

O texto é o lugar de interação de sujeitos sociais. É um construto histórico e social, complexo e multifacetado. Instrumento de manifestação da linguagem que não pode prescindir de uma dimensão social. É uma unidade de sentido. Considerar o texto, como unidade de ensino, tem sido a base do processo ensino-aprendizagem, desde a década de 1980. Ele foi eleito ponto de partida e de chegada deste processo, propiciando atividades de leitura, de produção e de análise lingüística. De acordo com esta concepção, letras, fonemas, sílabas, palavras e frases soltas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com