TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Letramento E Alfabetização

Trabalho Universitário: ATPS Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

“Estar alfabetizado é...”

Estar alfabetizado é ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e compreende o sistema alfabético com autonomia. (Aline Tavares)

Estar alfabetizado é desenvolver o início da aprendizagem da escrita e da leitura, é descobrir a e compreender novos significados, compreendendo funções da escrita no dia -a- dia. (Bruna Maria Cardoso Gomes).

Estar alfabetizado é proporcionar o inicio de uma vida cheia de aprendizados, tendo a sua frente um mundo novo que o conhecimento pode trazer. (Maria do Carmo M. M. Valenti)

Estar alfabetizado é ver o mundo com outros olhos, é viver aprendendo cada vez mais a cada dia, porque o aprendizado também é infinito (Marília Nunes A. Dias)

Estar alfabetizado é poder atravessar fronteiras e a capacidade de ler um livro uma revista, um jornal e poder escrever uma carta enfim é poder ir além da escrita e navegar na própria imaginação. (Priscila Vanzo)

Pode se considerar que estar alfabetizado é se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada. Alfabetização é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

A alfabetização e o letramento são fundamentos da educação e devem ser encarados como essenciais para que as crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo atual.

Na verdade, o processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas. Ao mesmo tempo em que vão compreendendo seus significados, vão compreendendo a função da escrita no dia-a-dia.

Sabe-se que é no período da alfabetização que as crianças são desafiadas, a pensarem sobre a escrita e o que ela representa na sociedade. Já o desafio do professor é maior, pois vai além de ensiná-los a ler e escrever é preciso criar mecanismos que proporcionem e que envolvam práticas sociais de leitura e escrita, pois além de alfabetizar, é preciso também criar situações de letramento, pois além de saber decifrar o código escrito é preciso que o aluno entenda para que, para quem e por que o texto foi escrito, e também qual a função dos diferentes tipos de textos, e como eles se desempenham nos contextos sociais em que circulam, investindo assim na construção da cidadania e considerando a leitura como uma ferramenta importante para conhecer e compreender o mundo.

Assim nota-se a importância da escola na vida do cidadão, mesmo existindo essa diferença de conhecimentos, cabe ao professor fazer a junção desses conhecimentos e colocá-los em prática. Para isso é preciso que se proponham trabalhos com diferentes gêneros que circulam na sociedade, jornais, cartas, fábulas, lendas, informes publicitário, receitas, convites, poesias, cantigas, parlendas, pois a criança aprende como são usados os diversos materiais de leitura e o propósito comunicativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com