TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Letramento E Alfabetização

Ensaios: Atps Letramento E Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Adrielli Rodrigues Marin 4514621833

Cristiane da Conceição Rocha Momesso 4523859899

Gisele da Conceição Rocha 4300065512

Maiara Thalita Ribeiro Avante 5570152879

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Alessandra Ramos.

BAURU

2013

Introdução

Temos como objetivo neste trabalho destacar a importância do professor trabalhar com maior frequência a oralidade, a leitura e escrita de textos no processo de alfabetização. De fato, não é admitido pensar em alfabetização como simples aquisição de um código de tradução e produção de sinais gráficos. O professor deve realizar leituras individuais, compartilhadas, enfim, o professor tem que descobrir uma maneira de fazer com que as crianças vejam a importância de trabalhar a leitura e seus diversos gêneros textuais dentro da sala de aula.

O processo de alfabetização tem sido um grande desafio a ser enfrentado pelo professor e pela sociedade, que espera uma educação de qualidade nas escolas. É no processo de alfabetização que as crianças são desafiadas a pensarem sobre a escrita e o que ela representa na sociedade, já o professor deve criar mecanismos que proporcione e que envolva práticas sociais de leitura e escrita, pois além dele alfabetizar seus alunos, é preciso criar situações de letramento.

A criança além de saber decifrar o código escrito, deve entender para que, para quem e porque o texto foi escrito, e qual a função dos diferentes tipos de textos, como eles se desempenham nos contextos sociais, investindo na construção da cidadania e considerando a leitura como ferramenta importante para conhecer e compreender o mundo.

1ª Relatório: Relembrando o processo de alfabetização

Estar alfabetizado é poder ler, escrever, interpretar, compreender, não somente em ambiente escolar, mas também no dia a dia. Possuir um conhecimento amplo e habilidades para relacionar-se em um meio social.

Maiara Thalita Ribeiro Avante

Ser alfabetizado é compreender que o processo de alfabetização vai muito além da aquisição do código. Ser alfabetizado significa atribuir significados e sentido às funções sociais ligadas à escrita.

Adrielli Rodrigues Marin

2ª Relatório: O significado de estar alfabetizado

Nos dias de hoje, estar alfabetizado não é somente saber ler e escrever, ou seja, decifrar códigos. Significa dar significado e sentido ás funções sociais atrelados à escrita. Não é apenas juntar letras e formar sílabas, juntar sílabas e formar palavras, e assim por diante, é poder fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, é ir além do código escrito.

Alfabetizar vai além do restrito espaço da sala de aula. É necessário fazer relações entre os elementos que compõem o universo do aluno, desde sua família até as suas necessidades básicas, como alimentação, saúde, entre outros, permitindo assim, que a criança faça uma leitura do mundo de forma consciente, participativa e crítica. Desse modo, provoca transformações, porque a alfabetização tem uma função social e todos necessitam aprender como seres ativos dentro de um processo histórico.

Atualmente estar alfabetizado significa saber ler e escrever de forma mecânica, onde não garanti a uma pessoa interação plena com os diferentes textos que o rodeiam na sociedade. Sendo capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender o significado e o uso da palavra em distintos contextos.

Relatório: Definição dos termos na visão do autor Faraco

Definição dos conceitos:

Decodificar: Decifrar o que está codificado; o que está em símbolos.

Ler: Percorrer com a vista (o que está escrito), proferindo ou não as palavras, mas conhecendo-as (e interpretando-as). Ser capaz de reconhecer palavra(s) ao vê-la(s) escrita(s).

Escrever: Representação por meio de escrita. Criar (obra literária, cientifica, etc.).

Autonomamente: Derivado da palavra autônomo, que significa “que não depende de outro”.

Aprendizagem: Ato, processo ou efeito de aprender.

Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência.

Todos esses conceitos culminam na definição de alfabetização e letramento. Mais precisamente a letramento, pois alfabetizado individuo até pode ser, mas para ele dominar a escrita e ser capaz de produzir textos qualitativos, ele precisa ter conhecimento do que fala, do que produz e do que escreve.

4ªRelatório: Apresentação das Características dos gêneros textuais

Conto: É uma narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos, como também apresenta poucos personagens.

*Introdução ou apresentação: Constitui o início da historia a ser narrada. Neste momento, o narrador apresenta os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com