TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Leitura E Produção Textual

Artigos Científicos: Ad Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

1- Leia o texto que segue e responda aos questionamentos efetuados na sequência.

PENSAR É TRANSGREDIR

”...Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.

Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e das possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo, em si, não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.

Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada.

Parece fácil: "escrever a respeito das coisas é fácil", já me disseram. Eu sei. Mas não é preciso realizar nada de espetacular, nem desejar nada excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante, admirado.

Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança.

Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas, mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade.

Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for”... (Lya Luft)

a) Há duas funções de linguagem predominantes no texto acima, dessa forma, cite quais são elas (1,0 ponto).

Resposta: Função emotiva ou expressiva e a função apelativa ou conativa.

b) A partir de exemplos citados do próprio texto, identifique características relacionadas às duas funções. Veja que as respostas não podem ser cópia da teoria presente no material didático, ou seja, você deve explicar com suas próprias palavras, baseado no exemplo extraído do trecho (2,0 pontos).

Resposta: Verificamos a existência da função emotiva no trecho, “... Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos...”

Nota-se que o texto faz referência ao emissor, sobre sua opinião.

Em várias partes do texto podemos observar como o autor expõe seu ponto de vista, visando influenciar o leitor de como conduzir a vida, a maneira de enfrentar os desafios e de se comportar, caracterizando a função apelativa ou conativa. Como exemplos, podemos citar os trechos “... Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se...” e “... Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas, mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade...”

2) Analise o trecho que segue, em seguida explique, pelo menos, duas informações implícitas encontradas no texto. (2,0 pontos)

Quando elegermos políticos mais honestos e competentes teremos, como algumas das consequências, um país com menos violência, mais educação qualitativa e inclusão social. Os caminhos para que essas melhorias ocorram devem ser trilhados por meio de um olhar mais analítico, menos subjetivo, voltado para as questões que exigem prioridade nos mais diversos setores de nosso país.

Resposta:

Os políticos são desonestos e incompetentes.

A violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com