TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns Personagens O Cortiço

Por:   •  14/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  3.865 Visualizações

Página 1 de 4

- Dona Isabel, velha portuguesa, viúva, o marido suicidou-se e ela se sacrificava ao máximo para educar a filha Pombinha e casá-la. Não deixava a filha lavar nem engomar roupas.

Pombinha: filha de isabel, casa-se para agradar a mãe mas logo depois abandona o marido para tronar-se amante de Léonie. Amiga, inteligente e pura. Representa o extremo oposto de Rita Baiana, com sua beleza imaculada. Pura, delicada, inteligente, íntegra, moça de família, bonita, nervosa, loura, muito pálida, abusada sexualmente mudas suas condutas morais e acaba se tornando prostituta, descrita como a flor do cortiço.

Paula: Cabocla,  benzedeira (por iso conhecida como Bruxa, era solteira, muito velha, dentes serrados e aparênia estranha. Todos a conheciam por suas muitas feitiçarias, mas de tempo em tempo dá a louca nela e ela resolve colocar fogo no cortiço (ela o fez duas vezes). Na primeira vez do acontecido, João Romão tentou dar lhe uma advertência, mas não teve coragem já que ela é uma bruxa e poderia enfeitiçá lo; na segunda vez, ela estava tão perturbada que acabou morrendo no incêndio. Ninguém nem sentiu sua falta após a morte já que ela era realmente odiada.


Albino: Fechava a fila das primeiras lavadeiras, o Albino, um sujeito afeminado, fraco, cor de aspargo cozido e com um cabelinho castanho, deslavado e pobre, que lhe caia, numa só linha, até o pescocinho mole e fino.

João da Costa, comerciante de futuro promissor, noivo de Pombinha.

 Jerônimo – Português, forte, trabalhador, dedicado, honesto, espadaúdo, barba ásperas, cabelos pretos e maltratados. É casado com Piedade, mas sucumbe à malemolência de Rita Baiana. A força de touro que o tornava respeitado e temido por todo pessoal, grande seriedade do seu caráter e a pureza austera dos seus costumes. é comparado a Hércules.


Piedade: Portuguesa dedicada ao marido, aproximadamente trinta anos, boa estatura, carne ampla e rija, cabelos fortes de um castanho amarelado, dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos, cara cheia, fisionomia aberta, um todo de simplicidade toleirona, desabotoando-lhe pelos olhos e pela boca numa simpática expressão de honestidade simples e natural.

Marianita "Senhorinha": Secundária. Plana. Filha de Jerônimo e Piedade. Ocupa o antigo lugar de Pombinha no cortiço e provavelmente será quando adulta prostituta.

Rita Baiana: Mulata baiana, provocante, sensual, bonita, festeira, farto cabelo crespo e reluzente, respirava o asseio das mulheres brasileiras, irrequieta, quadril rijido, dentes claros e brilhante, amada por todos. Rita apesar de desavergonhada é muito prestativa , mas o fogo dela não deixa com que ninguém veja ou destaque essa sua qualidade.

- Libório: velho pão-duro que esmolava entre os outros moradores do Cortiço, mas que possuía uma fortuna escondida, da qual Romão irá se apoderar depois da morte de Libório no segundo incêndio provocado por Bruxa.

- Porfírio: mulato capoeira amigo de Firmo.

Domingos, um caixeiro viajante empregado do João Romão que engravida Florinda, filha de uma das moradoras do cortiço. Ele foge da responsabilidade e ela também foge por medo da mãe, que quando descobre bate muito nela.

 Leónie, prostituta, é madrinha de uma das filhas de Augusta, representa a independência financeira que aqueles que têm vida honesta não conseguem alcançar. Com as suas roupas exageradas e barulhentas de cocote à francesa, levantava rumor quando lá ia e punha expressões de assombro em todas as caras. Vende seu corpo, mas o que faz não é crime aos olhos dos moradores do cortiço, que não tem as cínicas restrições sexuais da burguesia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com