TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor de Perdição

Por:   •  20/3/2016  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Amor de perdição
 
Narrador: Toniolo
Simão: Lucas
Teresa: Louisi
João: Nina
Baltazar: Giovanne
Domingos: Mayara
Tadeu: Rafael
Mariana: Mayara
Manuel: Rafael
 
Era uma vez duas famílias rivais, não essa não é a historia de Romeu e Julieta. Simão fidalgo, filho de Domingos Botelho e dona Rita Preciosa, apaixonou-se por Teresa, filha de Tadeu Albuquerque. As duas famílias se odiavam, pois o pai do rapaz era magistrado e o pai dela havia lhe dado causa perdida em processos anteriores, além disso, Simão havia agredido os criados da família Albuquerque. Simão era muito encrenqueiro, porém em três meses ele mudou completamente devido sua paixão por Teresa. O mesmo planejava formar-se em Coimbrã para poder sustentá-la.Às vésperas de sua ida enquanto se despedia de sua amada a mesma foi retirada a força por seu pai.
Simão-"Tchau, minha querida e amada Teresa"
Tadeu-"Teresa,como pôde trair sua família?"
Teresa-"Meu pai mais eu o amo"
Tadeu-"Vou mandá-la para um convento,para livrar-te desta perdição"
(Tadeu se retira)
1-Primeira Carta de Teresa
"Meu pai disse que vai me encerrar num convento por tua causa,sofrerei tudo por amor de ti,não me esqueças tu e achar-me-ás num convento,ou no céu,sempre tua do coração e sempre leal.Parte para Coimbrã.Lá irão dar as minhas cartas e na primeira te direi em que nome hás à tua pobre Teresa."
Em sua próxima carta Teresa pede que Simão vá encontrar-se com elas às escondidas em sua casa,na noite de sua festa de aniversário.Chegada a noite,Teresa retirava-se a toda hora do salão,e Baltazar o primo a quem Teresa estava prometida reparou em sua inquietude e seguiu-a,então encontrou a mesma dizendo a Simão para que retornasse no dia seguinte.Baltazar vendo aquilo pediu para que dois criados esperassem por Simão na noite seguinte.
Baltazar-"Quero que encontrem-no e o matem,não quero mais vê-lo perto de minha querida Teresa"
Simão fica hospedado na casa de João da Cruz que devia um favor a Domingos por tê-lo livrado da forca.No dia seguinte Simão dirigiu-se à casa de Teresa acompanhado do ferrador e seu cunhado e deparou-se com os criados de Baltazar os quais estavam armados.Após o confronto Simão saiu ferido e os criados saíram mortos.Ferido volta para a casa de João e fica aos cuidados de Mariana a qual é apaixonada por ele.

Durante este tempo Teresa é levada ao convento de Viseu, enquanto são feitos os preparativos para a transferência para o convento de Monchique, no porto. Logo ela se adapta as fofocas, intrigas e maus hábitos das freiras. A noite ela escreve as cartas para Simão, cartas que o ferrador se encarregou de entregar. Em uma destas cartas Simão descobre que não há mais duvidas de que Teresa irá para o convento de Viseu, e prepara-se para tentar raptá-la, mas sua amada avisa-lhe que haverá uma comitiva para levá-la até o convento, e que nesta escolta estará o primo Baltasar.

Simão ficou a esperar perto do convento, já madrugada alta a comitiva começa a chegar formada por Tadeu de Albuquerque, criados, Baltasar e suas irmãs. Simão é insultado por Baltasar, reage e, quando o rival avança, acerta-lhe um tiro de pistola. João de cruz sugere que ele fuja e se esconda, mas Simão diz que esta não é uma atitude honrada, e diz que fica.

Logo a família Botelho fica sabendo do ocorrido, e o pai, domingos Botelho nega qualquer ajuda ao filho. Marina, a jovem apaixonada arruma moveis para a cela de Simão e leva-lhe comida enquanto aguardam o julgamento. Saindo a sentença, condenando Simão Botelho a forca, Marina enlouquece, só aí domingos resolve interceder pelo filho, livrando-o da forca, sobrando-lhe o exílio de 10 anos na Índia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com