TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do texto: Viajem ao centro de Quevedo

Por:   •  3/6/2016  •  Tese  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

Viagem ao centro de Quevedo

No primeiro parágrafo fala das ideias que Quevedo tem, que são  as  granadas azuis que eram tão interessantes que contagiavam rapidamente os outros igual a radiação. Os que escolheram entender e seguir suas ideias sentiam a magnificência das mesmas, porém, suas ideias poderiam trazer também a morte, por que são tão inovadoras que os tiranos, ou seja, as pessoas da elite, sentiam seu poder amedrontador. As ideias se tornam tão fortes nas pessoas que passam a ser consideradas como acessórios e até como parte da própria personalidade da pessoa.O texto as descreve como anéis vitais nas mãos do poeta e como relâmpago nos cabelos que deixam com medo os tiranos.

No segundo parágrafo , conta sobre a morte de Quevedo que morreu após tentar fazer com que os outros enxergassem as ideias ainda não vistas.Quevedo tinha vários admiradores , que quando o poeta fala de suas gotas mortais de sangue , que espalharam pelo Sul Marítimo e Arábico , ele nos mostra o quanto as pessoas sentiram a injustiça de sua morte.

No terceiro parágrafo , fala  de quando o fascismo entrou no auge, onde as  ideias de Quevedo passaram ser ainda mais desafiadoras para os tiranos. Conta que seu irmão foi morto em Granada, o que é tanta coincidência que podemos dizer que ela é também uma cidade fictícia na qual os seguidores de Quevedo habitavam. O texto diz que o cunhado de Quevedo é o presidente de Granada o que nos leva a pensar que ele, montesinos, era um dos Quevedianos mais influentes que existiu. Por ser tão influente foi morto a tiros e foi arrastado em frente aos que lhe seguiam (representados pela prefeitura).

No quarto parágrafo , Depois da morte de Montesinos , cunhado de Quevedo , ninguém soube para onde levaram ele.Depois de sua morte as pessoas passaram a ver o quanto era perigoso aqueles pensamentos, tinham como parte de sua historia a bandeira negra que significava morte e luto a todos que habitavam lá.

No quinto parágrafo Antônio Machado (outro quevediano) , era preso em sua tristeza de ver que estava vivendo em um mundo de discriminação e desavenças.Ele sempre mostrou o amor que ele tinha pelo país e pelas suas paisagens , mas antes de morrer ele olhou além disso , saiu de sua prisão e ao ver o povo lutando , sentiu que poderia também ter lutado e não só ter ficado lamentando as coisas ruins acontecidas. Quando morreu ele se tornou importante para a época com as mensagens dadas em seus poemas.

 No sexto parágrafo , Continua falando sobre Antônio , e conta também que ele era igual Quevedo todos que se contagiavam com as suas ideias acabavam tenho uma severa punição , a morte.Com isso ele faz uma referência a bíblia e diz que somente nela poderiamos encontrar tamanha dor e serenidade.A história bíblica na qual ele se refere é a de Moisés que  que tirou o povo escravizado do Egito mas teve que percorrer um longo e difícil caminho da mesma forma, Machado mudou os pensamentos escravizados das pessoas e assim como Moisés passou por caminhos difíceis e desafiadores. E mesmo tendo que sustentar sua mãe e seus irmãos, ter que ir a pé ou em caminhões apertados ele consegue chegar pelos Pirineus à fronteira da frança sem perder seu objetivo e como Moisés, machado foi o primeiro a silenciar as vozes manifestantes e o último a reclamar. Como pais conduziram grandes multidões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com