TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjo Produtivo Local - Artesanato

Por:   •  9/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Visando construir uma sociedade sustentável, nossa missão é elaborar um Arranjo Produtivo Local para o enriquecimento social e econômico da comunidade de Mundo Novo. Objetivando o desenvolvimento local pensou-se em criar um Arranjo Produtivo Local (APL) de Artesanato, já que a região possui vários artesãos, no qual esse APL só será possível se contar com a ajuda das pessoas da comunidade local mapeando dessa forma a diversidade artesanal de Mundo Novo.

De acordo com a Wikipédia ,

Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

Sendo assim o plano de Arranjo Produtivo Local de Artesanato pretende mostrar não somente para a região de Mundo Novo como para as demais que existe mercado para esses produtos e uma parcela pequena de empresários e lojas que ainda optam por vender produtos artesanais.

Objetivando não somente o resgate da valorização do trabalho manual do artesão como também uma forma sustentável para as matérias-primas que são retiradas da natureza vê-se que para estruturar esses artesãos precisamos focar em dois pontos: sensibilização quanto à valorização do artesão, da matéria-prima, questões ambientais, artesanato, geração de renda e cidadania, qualificação profissional que acontecerá por meio de cursos e oficinas no qual os participantes serão capacitados para trabalhar em toda a cadeia produtiva do artesanato.

Estabelecer um APL na cidade traz uma economia estável aos habitantes já que maior parte deles vivem da agricultura e ofertar, ou melhor, alavancar o artesanato da cidade gera uma renda maior a cidade, pois o que não falta é pessoas com habilidades e capacidades artesanais que só falta ser exploradas e desenvolvidas.

2. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista o desenvolvimento econômico da região, motivada justamente pela busca da valorização do trabalho artesanal, a APL que será desenvolvida se insere no contexto social e econômico do lugar, pois irá dar ênfase e credibilidade ao trabalho artesanal.

No decorrer dos anos vemos um grande avanço no número de pessoas que estão cada vez mais aderindo aos produtos industrias e esquecendo os artesanais, tendo como propósito de criar um território artesanal comum fazendo propaganda do trabalho desenvolvido de forma conjunta, já que como concorrentes isso não os impede de cooperarem entre si resultando no aumento das vendas do grupo e um mercado vasto de variedades.

3. OBJETIVOS

4.1 Geral.

Desenvolver o Arranjo Produtivo Local de forma sucinta que venha a abranger o desenvolvimento social e econômico da região como também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com