TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjo Produtivo Local – O Porto Digital em Recife

Por:   •  21/4/2015  •  Abstract  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Arranjo Produtivo Local – O Porto Digital em Recife

Introdução

No mercado de tecnologia da informação o alto grau de competitividade é inevitável, empresas que querem se destacar nesse setor devem buscar sempre oferecer produtos com design arrojado, grande valor agregado, preço baixo e alto grau de durabilidade, porém para que possa realmente ser referencia ela deve buscar oferecer produtos inovadores que sejam superiores aos demais e que sejam difíceis de ser imitados.

Investir no que não se sabe ao certo se o mercado aceitará é algo muito arriscado, principalmente quando o grau de investimento é altíssimo e o lucro não é garantido, e agora arriscamos ser líder de mercado ou nos conformamos com nossa atual posição de mercado?

Ação do Governo

Para ajudar empresas que se deparam com essa questão o governo criou o Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), uma política pública, que consiste em oferecer incentivos para empresas que buscam inovação através de benefícios como infra-estrutura propicia a inovação e adequada a seu funcionamento, incentivos fiscais e facilidades para obtenção de crédito.

No setor de tecnologia destaca-se o Porto Digital em Recife, um ambiente que fornece recursos para empresas do setor Tecnologia da Informação e Comunicação que fica na região do antigo Centro Histórico Cultural de Recife, que atualmente abriga cerca de 6.500 postos de trabalho, atraindo empresas de outras regiões do pais e multinacionais, abrigando, ainda quatro centros de tecnologia.

Instalada no bairro de Santo Amaro em Recife, o APL possui mais de 8 km de fibra ótica instalados e cerca de 26 km de dutos o que torna a região uma das mais modernas do país (Porto Digital, acessado em 18/11/2012).

        A partir da fundação do Porto Digital em 2000, também foi criado o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NPGD) uma sociedade de direito privado responsável pela gestão do projeto que é composta por entidades públicas, associações e entidades privadas como: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA) do governo do Estado, o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin) a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) e a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (ASSESPRO).

        Além da iniciativa empreendedora o Porto Digital também tem como objetivo o desenvolvimento regional e revitalização do bairro Recife antigo, pretendendo implementar um ecossistema sustentável de empreendimentos de tecnologia, o bairro foi o local do nascimento da cidade portuária no ano de 1537 e foi palco da invasão holandesa de 1630, que trouxe consigo arquitetos, engenheiros, astrônomos, médicos e artistas, sendo berço do primeiro observatório astrônomo e da primeira sinagoga das Américas, ou seja, historicamente um ambiente favorável ao desenvolvimento cultural e tecnológico

Vantagens e Benefícios

        Empresas que desejam ingressar no APL são submetidas a uma análise prévia do NPGD, que dispõe de um cadastro completo de imóveis que atendem a necessidade especifica de cada empresa, além de uma equipe preparada para atender e tirar qualquer dúvida, após essa análise que é feita com base em alguns critérios internos do Porto Digital e aprovação a empresa é apresentada à comunidade local como nova integrante do APL. Más qual a real vantagem de estar em um ambiente como esse? Para as empresas integrantes do APL existem algumas vantagens como, por exemplo, infra-estrutura adequada ao seu ramo de atuação, suporte para obtenção dos incentivos do governo, disponibilidade de mão-de-obra qualificada, moderna infra-estrutura de telecomunicações, maior facilidade para internacionalização do seu negócio entre outros.

Alguns benefícios intangíveis são concedidos como maior proximidade dos clientes, networking que pode promover ainda mais seu negócio, visibilidade regional como empresa preocupada com a responsabilidade social no ambiente que está inserido, o direito de uso da marca Porto Digital entre outros. No quesito de benefícios fiscais o governo concede nos âmbitos municipal, estadual e federal;

Incentivos Municipais

  • Redução de até 60% do ISS, de acordo com a Lei municipal de nº 17.244/2006;
  • Condições especiais para ocupação de solo, de acordo com a Lei municipal de nº 16.290/97;

Incentivos Estaduais

  • Redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que pode cair de 17% para 1%;
  • Fundo do Capital de Risco para Investimentos em Empresas emergentes de acordo com a Lei Estadual de nº 11.672/2000 e alterações que tem por objetivo investir em empresas emergentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento.
  • Fundo de Capital Humano (FHC) de acordo com a Lei de nº 11.871/2000, que tem por objetivo a formação de mão-de-obra qualificada para gestão e desenvolvimento dos processos inovadores para a área de tecnologia da informação.

Incentivos Federais

  • A Lei de nº 8.248/91, conhecida como lei da informática incentiva a pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia da informação para empresas produtoras de bens de informática estabelecidas no Brasil. Em 2001 foi instituída a lei de nº 10.176/2001 que traz especificamente benefícios para a região nordeste do pais.

A Brasil Celulares

Após essa breve apresentação do Porto Digital podemos notar que fica claro a vantagem para a empresa se inserir em um ambiente como esse por apresentar características e práticas que facilitariam essa nova empreitada proposta pela Brasil Celulares, como sua inserção na economia local, sua internacionalização e o principal fator, estar inserida nesse ambiente propicio ao desenvolvimento de novas tecnologias, pois como já identificamos que a empresa possui um perfil inovador por oferecer aplicativos que foram muito bem aceitos por todos os clientes, alinhando perfeitamente esse conceito ao local de sua nova filial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com