TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjo Produtivo Local (APL)

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSODE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM ENGENHARIA TÊXTIL

NATHALIA GUARIENTI

ECONOMIA

APUCARANA
2015

NATHALIA GUARIENTI

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ECONOMIA

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao docente do curso de Graduação de Engenharia Têxtil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina de economia.

Prof. Fabiano Galão.

APUCARANA

2015

INTRODUÇÃO

        A inovação tecnológica em um Arranjo Produtivo Local (APL) vem sendo bastante discutida, sua estratégia, competitividade, inovação tecnológica, entre outros assuntos. O paper apresenta comentários críticos, a partir do artigo “Inovação Tecnológica em Arranjo Produtivo Local: Avaliação do Impacto”  de FREITAS, Carlos Cesar Garcia et AL, escrito em janeiro de 2015 na cidade de Taubaté do estado de São Paulo. O paper busca ressaltar os temas abordados e discutir as contribuições e as limitações do trabalho apresentado.

DESENVOLVIMENTO

        O artigo estudado tem como tema a inovação tecnológica dentro das APS, o estudo mostra os conceitos envolvidos, os passos utilizados na pesquisa, a descrição e analise dos resultados e as considerações. O autor destaca o conceito de estratégia que é apresentado como processo que se destina a manter a organização em constante interação com o seu ambiente. Porém com mais clareza Porter (1980) apresenta a estratégia como “ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento”. Logo em seguida o autor faz associação com alianças, assim podemos observar que o uso da aliança dentro da empresa é uma estratégia, capaz de criar vantagens competitivas, que podem até mesmo elevar o alcance estratégico, fazendo com que a empresa aumente o conhecimento e as tecnologias.

        A cooperação para competir, é apontada pelo autor, como característica marcante no Arranjo Produtivo Local (APL) que, segundo Porter (1999, p. 209) “aglomerados são concentrações geográficas de empresas interrelacionadas, fornecedores especializados, prestadores de serviços, empresas em setores correlatos e outras instituições específicas [...] que competem, mas também cooperam entre si”. Foi possível analisar que para uma APL obter sucesso, deve-se atentar aos fatores de desenvolver e aplicar estratégias de aprendizagem para cooperar, criar volume em produção e compras conjuntas, garantir qualidade e expandir a diversificação. Assim caso a APL tenha uma boa governança é possível que dure por muitos anos.

        A inovação tecnológica, dentro de uma perspectiva estratégica é apresentada pelo autor visando aprimorar processos tradicionais e incrementar novos processos, gerando maior produtividade e competitividade. Porém fica claro que essas inovações podem ser complicadas, e nem sempre os investimentos podem ser satisfatórios e as mudanças na empresa são de grande porte, a empresa deve fazer um estudo dos riscos para observar, se a mudança em busca de inovação tecnológica é viável para a empresa, se trará lucros e vantagens competitivas.

        O artigo estudado usa a metodologia de uma pesquisa de campo caracterizada como levantamento (survey), foi aplicado questionários junto aos empresários e colaboradores, este método é bastante utilizado porém no artigo “Cooperação Estratégica em arranjos produtivos locais: a experiência da metodologia Investigação Apreciativa no planejamento do desenvolvimento industrial no Estado do Paraná”  Stainsack (2005) apresenta uma metodologia da Investigação Apreciativa que visa transformar as organizações através da descoberta e da valorização do potencial das relações humanas. A investigação é uma pesquisa baseada no que há de melhor nas pessoas, nos processos, estruturas e sistemas tecnológicos que dão suporte às organizações e ao mundo ao redor delas. Ambos os artigos tratam do mesmo tema, e tem como referencia a APL de malharia de Imbituva, porem assim como a diferença das metodologias os resultados buscados são diferentes.

        A pesquisa do autor teve a caracterização do APL de Imbituva que compara um aglomerado industrial de malharias. A APL se destaca pela geração de empregos dentro da cidade e nas proximidades que chega a ser de 700 empregos diretos e indiretos, no artigo estudado e no trabalho apresentado por Stainsack (2005), também se destacam o emprego da mão-de-obra feminina, pois, segundo constatado na pesquisa de campo, 93% dos respectivos postos de trabalho, em média, são ocupados por mulheres.

        Com o setor têxtil em crise na década de 90, uma das estratégias para superar, foi a inovação que é apresentada pelo autor como a aquisição de maquinas de tecelagem computadorizadas. Porém, além do apresentado pelo autor, podemos notar uma inovação na questão de gestão nas empresas a fim de superar a crise como mostrado no artigo de Hoffman (2002).

        A APL em Imbituva foi criada em 2004, e de acordo com o gráfico fornecido pelo autor. podemos observar que após a criação da APL o numero de estabelecimentos têxteis em Imbituva. se estabilizou e a queda foi menor se comparado aos anos que antecedem a criação, As empresas dentro da APL obtiveram um aumento na escalada de produção, em algumas empresas, o aumento chegou a 75%, mas com esse aumento, também vieram alguns gastos com relação a readequação física necessária para as maquinas e o aumento do estoque das peças, pelo fato das máquinas produzirem em grande volume, o que também gerou um desequilíbrio em relação a oferta e demanda, pois, o alto volume gerou um excesso na oferta. Por isso, o estudo deve ser feito antes da compra das máquinas, pois o excesso de máquina pode gerar um desperdício em vários segmentos, deve ser levada em conta a demanda atual e demanda futura para a compra de máquinas, se atentarem a quantidade necessária e a produtividade de cada uma.

        A inovação tecnológica dentro da APL trouxe um fator decisivo dentro da competitividade, o processo de criação, que apoiado por um sistema informatizado de programação, disponibiliza cerca de cinco vezes mais variedades nos produtos. Vale ressaltar, a grande importância das variedades nos produtos, principalmente dentro da indústria têxtil, que sempre está ligada as tendência de moda, a mudança deve ser constante e para cada estação do ano deve-se obter um leque de opções para o comprador. Porém, com todo esse avanço, foi necessário obter pessoas qualificadas para o trabalho, que fez com que os funcionários participassem de capacitações ligadas ao design, assim ao invés de demitir os funcionários, a melhor escolha foi a da capacitação agregando maior conhecimento aos funcionários. A capacitação dos funcionários é um ponto positivo para a empresa, principalmente levando em conta a sua responsabilidade social, pois, ao invés de demitir alguns funcionários, optou-se por realocá-los a novas atividades, além disso, observou-se a necessidade de novos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com