TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Art Nouveau

Artigo: Art Nouveau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

VICTOR HORTA

O Art Nouveau é um estilo de decoração que durou pouco mas foi muito significativo. Ele começou na virada do século XIX para o século XX. Era uma época de novos olhares sobre o mundo, o ser humano e a relação dele com o meio ambiente. O espírito era de mudança. E o Art Nouveau captou todas as novidades que estavam surgindo fazendo uma releitura e integração entre elas, o que ajuda a entender a sua ambiguidade e variações de estilo regionais.

Esse espírito que cercava o continente europeu encorajou a esperança da criação de uma arte nova (daí o nome em francês “art nouveau”). Arte essa que estabeleceria a transição do Historicismo para o Movimento Moderno. Estabelecendo uma resposta à idade, à rapidez da mudança, às novas visões do mundo e aos avanços científicos.

Enquanto o Historicismo tentava defender seu território contra o fenômeno da tecnologia através da apresentação do passado, o Art Nouveau arriscou invadir o território inimigo para conseguir reaver terras perdidas. Conseguindo assim que as tradicionais visões sobre a arte fossem reconciliadas com a moderna face tecnológica.

O seu início foi muito difuso, mas pode-se dizer que foi visto pela primeira vez na Inglaterra, no ambiente do Artes e Ofícios – estilo com premissas muito parecidas – em 1870 e 1880. Com o avanço da Revolução Industrial houve uma proliferação desenfreada de grotescos enfeites, reduzidos ironicamente no preço por causa dos seus novos objetivos. Logo, o Art Nouveau começou a aproximar a criação de itens luxuosos com materiais exóticos e raros, tornando-se uma arte única. Muitas escolas foram criadas para incentivar os artesãos a descobrirem as novas tecnologias, para modernizar a produção, aumentar a demanda de artes industriais e para ajudar fabricantes no treinamento de outros artesãos. Assim aos poucos o artesanato e as artes decorativas foram sendo renovadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com