TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Opinião sobre a mídia e a religião

Por:   •  18/11/2015  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 2

                        Título:

Ellen Martins

“A guerra Fria do mundo Midiático e do mundo Religioso que leva tanto um quanto o outro a autopromoção, estabelecendo conceitos e regras que regem a sociedade”.

Tanto a mídia quanto a religião, contêm um poder arrebatador imensurável, de um lado, a mídia com seu poder formador de concepção, do outro, a religião com o seu poder idealizador. Quando discordam entre si, dão inicio a uma “Guerra Fria”, o mundo se divide em dois pólos, Midiático e Religioso.

Durante a semana, vemos todos os dias, nas principais emissoras, em suas novelas, filmes e propagandas publicitárias, cenas do que teoricamente “fazem parte de nosso cotidiano”. No entanto, todas elas somente são frutos da imaginação, um mundo fictício desenvolvido na mente de um autor. Mundo o qual ganha vida, não a partir do momento que ele é retratado em forma de novelas ou talvez em forma de filmes, mas sim, com o envolvimento ficção/telespectador.

 Aos domingos, “Deus está voltando”, “caminhamos ao dia do Juízo Final” e a mídia torna-se abominação, pois quando se coloca a favor da homossexualidade, “compactua com a Besta”.

O mundo Midiático é um “Ocidente Capitalista” e a sua autopromoção se dá a partir da aceitação dos que se dispõe de capital, buscando sempre o que a convém, ou seja, o lucro e para sua conquista faz uso de artifícios como a alienomanipulação. Usam frases curtas, fáceis e simples, “jingles” repetitivos que simplesmente “colam”, nas nossas cabeças, promovendo então a aceitação e a concepção de normalidade, diante daquilo que é apresentado como tal.

Já o mundo Religioso é um “Oriente Socialista” e a sua autopromoção se dá a partir do arrebatamento do “mais frágil” e da idealização de um mundo perfeito e “igual para todos”. Por meio de textos considerados sagrados e verdades incontestáveis, ela é capaz de fixar ideias e conceitos do que é certo e errado, disseminando ideias e possibilidades limitadas.

Durante a Guerra Fria as duas maiores potências mundiais na época, buscavam mostrar para as demais nações quais das duas eram a melhor e por consequência, foi um dos períodos em que a tecnologia mais se desenvolveu, o mesmo deve acontecer entre a mídia e religião, por isso tal comparação. É a partir dessa “Guerra Fria”, disputa por “seguidores” que o mundo Midiático e Religioso se promove na sociedade contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com