TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre depressão

Por:   •  9/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

DEPRESSÃO

A depressão não é o mesmo que tristeza momentânea e nem motivo de banalização

CRISLENE FERREIRA DOS SANTOS

A contextualização da depressão no meio contemporâneo, levando em consideração a análise de seu conceito e observando o comportamento de quem é diagnosticado com a doença e de como a mesma se tornou motivo de vulgarização, é possível identificar que os sintomas não se caracterizam somente como sendo uma tristeza profunda, mas também em diversos outros comportamentos que até hoje são estudados.

Será que a depressão é somente tristeza? Para muitos essa pergunta tem uma resposta negativa, pois seus sintomas variam de pessoa para pessoa e de como ela se classifica. Os sintomas como ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse ou perda de prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional, geralmente são os primeiros passos para diagnosticar a pessoa com depressão. Aparentemente é difícil identificá-los principalmente no público jovem, por eles estarem em meio a outras pessoas, seus próprios amigos, família e etc se sentem privados de demonstrar qualquer tipo de tristeza para evitar questionamentos. Nessa perspectiva, acredito que existe um “mal secreto” dentro de cada um, algo que somente os mesmos têm acesso e quando estão sozinhos acabam desmoronando em profunda tristeza. Esse medo não decorre somente pela fobia dos questionamentos, existem outros motivos que influenciam esse sentimento, como a banalização desse tema.

O mais comum hoje em dia são as pessoas usarem o termo “depressão” para qualquer tipo de sentimento ou momento ruim ao que o indivíduo está passando, isso traz um menosprezo a doença por ser tratada como algo muito sério, tanto que é considerada o “mal do século”, onde muitas pessoas estão passando por ela. Além disso, existem casos a qual a depressão para alguns é classificada como “drama”, o que para mim é totalmente errado. Isso só aumenta o receio das pessoas que nem sequer chegaram a ser diagnosticadas, mas que apresentam os sintomas, de falar sobre o que a mesma está sentindo.

A depressão, portanto, se trata de uma doença que precisa de tratamento especializado e profissional, claro que podem se ter ajuda de familiares, amigos, mas uma simples conversa e um braço de apoio não é capaz de tratá-la. Por isso a atenção e a seriedade devem ser obrigatoriamente levadas em consideração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com