TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias

Por:   •  30/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

METODOLOGIA

Quantos aos métodos, eles podem ser:

  • Método Indutivo

Constitui um dos métodos utilizados pela ciência, partindo de informações particulares e buscando uma lei geral ou universal.

  • Método Dedutivo

Tem origem na concepção racionalista das ciências e faz-se a partir das premissas gerais em busca de uma verdade particular.

  • Método descritivo

Este método assenta em estratégias de pesquisa para observar e descrever comportamentos, incluindo a identificação de factores que possam estar relacionados com um fenómeno em particular.

Quanto a tipo de pesquisa:

  • De acordo ao objectivo da investigação: Investigação básica ou teórica
  • De aos meios a utilizar: A investigação será documental.

Quanto as técnicas de colecta de dados:

  • Entrevista ou questionário.

A metologia a utilizar para o cumprimento dos objectivos serão baseadas na pesquisa social, e quanto a colecta de informações será baseado o levantamento e o bibliografico.

 Consulta a obras e artigos relacionados ao tema, uma visita a Empresa para analisarmos e conhecermos o estado da Empresa para termos dados e materias de suporte, e uma ideia da realidade do modo do seu funcionamento sem o uso dos meios informaticos, uma breve conversa com os individuos trabalhadores mais antigos da Empresa para que possam dar subsidios e dados que correspondem a suas areas de actuação, e ouvir a opnião que indivíduos de diferentes statos social têm em relação ao que pretendemos tratar.

Técnicas de Investigação

Observação: “Observar é aplicar atentamente os sentidos a um objecto para dele adquirir um conhecimento claro e preciso. É um procedimento investigativo de suma importância na ciência, pois, é por meio dele que se inicia todo estudo dos problemas. Portanto a observação deve ser exacta, completa, sucessiva e metódica” (Barros e Lehfeld, 2010). Esta técnica permitiu á busca dos dados (imagens) no trabalho de campo realizado, comprovar as informações adquiridas na intrevista,observar como o processo de publicação das informações decorria, desde a elaboração, bem como a maneira de que arquivadas e publicadas as informações. Com esta técnica a autora conclui que nem tudo o que se respondeu na entrevista, se observou na prática, havia atraso na entrega dos produtos, muita morosidade na busca de dados devido á acumulação de documentos e perda dos mesmos.

Intrevista: “A intrevista é um encontro emtre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional”. (Lacatos Marconi, 2003). Utilizamos o tipo de intrevisa não estruturada de forma a podermos explorar mas amplamente a questão. Esta técnica permitiu colher informações de como é feito o processo de facturação, sobre o uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Na intrevista com os funcionários (director, gerente, fieis de armazém e outros funcionários) fizeram-se perguntas abertas e fechadas que se encontram em anexos(*). Os entrevistados acham que é bem-vinda a ideia de desenvolver um software para facilitar o processo de facturação e controlo de stock, os funcionários tem o previlegio de acesso dos serviços que o software integrou em função das necessidades, tudo isto porque a aplicação foi definida localmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com