TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações auxiliares da escola

Por:   •  10/6/2015  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

As organizações auxiliares da escola


Ao visitarmos a escola Percebemos a importância de um bom planejamento cada profissional trabalhando em suas respectivas funções pensando sempre no bem estar dos alunos e em seu aprendizado, cada um assume suas responsabilidades de acordo com suas funções, além de se um trabalho coletivo em que as decisões são discutidas em reuniões, assim cada um pode expressar sua opinião para melhor funcionamento da escola o diretor decide e passa para cada membro da equipe para que assuma sua parte do trabalho, visando sempre o melhor para a escola.
Neste sentido, podemos entender que a organização escolar é uma unidade social que reúne pessoas que interagem entre si, visando alcançar objetivos educacionais. Cabe ressaltar que o conceito de “boa escola” não pode ser generalizado, pois depende das expectativas que cada família espera que a escola atenda. O que pode ser boa para uns, certamente não é para outros.
O papel do professor e fundamental decidindo sobre ações preventivas e corretivas em relação ao rendimento dos alunos, o comportamento, ás aprovações e reprovações e a outras medidas visando à melhoria da qualidade da oferta dos serviços educacionais e ao melhor desempenho escolar dos alunos. 
Além do seu papel especifico de docência das disciplinas, os professores também têm responsabilidades de participar na elaboração do plano escolar ou projeto político pedagógico, na realização das atividades e nas decisões dos conselhos de escola e classe, e das reuniões de pais.
A escola é o lugar no qual as pessoas passam boa parte de suas vidas. A função da escola, além de transmitir conteúdos, é formar cidadãos capazes de construir novos conhecimentos para atuar no mundo de forma ética e consciente. Como é a escola é um lugar de interação de pessoas, nela também nascem grandes amizades, os talentos são desenvolvidos e as habilidades pessoais e profissionais cultivadas. Sendo a escola uma equipe onde cada um tem sua importância. Serviços de zeladores, limpeza e vigilância;
Multimeios (biblioteca, laboratório, videoteca, etc.), professores/Alunos, auxiliares de classe, pais e Comunidade.

Em termos legais, a organização é diretamente controlada pelo Ministério da Educação; é um dos elementos da rede de escolas a nível nacional. Existem três formas legais predominantes: As Escolas Primárias ou de primeiro ciclo, as Escolas C+S de segundo e terceiro ciclo, e as Escolas Secundárias, de terceiro ciclo e anos complementares. Mais recentemente, surgem as Escolas Básicas de primeiro e segundo ciclo que pretendem aproximar os processos de ensino aprendizagem reduzindo a diferenciação. Podemos dizer que o Ministério da Educação, organiza a rede escolar e determina a forma de funcionamento de todas as escolas públicas através da legislação sob a forma de decretos e despachos normativos.

Os recursos humanos são do mesmo modo recrutados pelo Ministério, sem interferência das escolas. Nos últimos anos, a autonomia da Escola em termos de gestão de recursos e em termos de funcionamento interno e inclusive em termos de práticas pedagógicas, tem vindo a aumentar dentro de determinados limites, o que contribuiu para a diferenciação das escolas entre si, pelo que podemos hoje falar de climas organizacionais bastante distintos.

Os professores ou corpo docente exercem pressão na organização através de movimentos sindicais através do qual reivindicam questões sobre salário, progressão de carreira, etc. Os professores expressam-se através de mecanismos formais, como as eleições de corpos de gestão, o conselho pedagógico e os grupos de disciplina, e de forma informal, especialmente relevante nesta organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com