TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Entrevista Muhamad Yunus

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Questões -  Entrevista Muhamad Yunus

  1. Como funciona o banco dos pobres?
  2. Qual a opinião de Muhammad Yunus sobre a questão do lucro?
  3. Como funciona a teoria do negócio social?
  4. Dê exemplo de uma empresa que aderiu ao negócio social? E qual foram as medidas utilizadas?
  5. No Brasil, em quais campos de atuação esse tipo de empresa social pode ser aplicada?
  6. Qual a opinião de Yunus sobre o Programa Bolsa Família?
  7. Explique por que a pobreza pode gerar violência?

Respostas:

1 - O banco dos pobres é um banco completamente diferente dos demais - ele é destinado aos deserdados da sociedade, àqueles que, à primeira vista, não oferecem nenhuma garantia para pagar os empréstimos concedidos e que, por isso, são sempre rejeitados pelos bancos comuns.

Yunus constatou que, por mais difícil que seja a situação dos financiados, os empréstimos são sempre pagos, ainda que leve algum tempo.

O sucesso do Grameen foi tão grande que colocou por terra os argumentos dos economistas do mundo todo, que não davam nada ao projeto.

O grande diferencial do Grameen é que ele é baseado em princípios humanistas - não apenas econômicos. Sua ação e seus valores não vêem os pobres como sobra da sociedade, mas como seres humanos que merecem alcançar a cidadania, a vida digna.

O economista Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz em 2006, foi um visionário ao apostar na concessão de microcrédito e no empreendedorismo para reduzir a miséria.

2 - Muhammad tenta explicar para às pessoas que: na teoria um negócio existe para gerar lucro, mas em sua concepção tem algo errado nessa teoria. Essa teoria ver o ser humano como um ser unidimensional, como alguém que só sabe fazer dinheiro, aumentar o lucro. Nessa visão o homem seria uma máquina de fazer dinheiro. Para Yunus, somos multidimensionais: gostamos de ganhar dinheiro, mas também gostamos de ajudar os outros, gostamos de fazer a diferença no mundo. O ser humano atua em muitas esferas. Yunus propõem um ajuste na teoria, devemos criar um outro tipo de negócio, um negócio que beneficia as pessoas, gerando lucros sociais e não individuais.

3 - São empresas que não focam nas perdas ou nos ganhos, mas no social. São empresas movidas por uma causa, que funcionam para solucionar um problema social específico, diferentes das empresas movidas pelo lucro. A grande questão do negócio social é “Quantos benefícios nós estamos levando às pessoas? A avaliação desse negócio é realizada pelo impacto social que esse negócio causa.

4 - Danone – produz iogurtes ricos em micronutrientes com o objetivo de minimizar o problema da desnutrição em crianças em Bangladesh. O produto é vendido mais barato, já que não possui gastos com propagandas e embalagens requintadas, mas a qualidade é mantida. O público alvo são os mais pobres. Assim, as crianças podem consumir e melhora a saúde.

Banco Pérola / Itaú / Natura

5 - No Brasil como em qualquer outro país, seja ele desenvolvido ou subdesenvolvido, é preciso detectar quais são as necessidades da população, quais são os problemas sociais, saneamento, saúde, educação. O importante é que as pessoas não dependam da caridade, as pessoas devem ser capazes de cuidar de si próprias.

6 - Segundo ele, o empreendedorismo é uma solução mais eficaz do que programas assistencialistas, como o Bolsa Família, para reduzir a pobreza. “Dar dinheiro para os pobres não é uma solução para a miséria”, diz. “É uma forma de mascarar o problema.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com