TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Literatura

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  1.733 Visualizações

Página 1 de 6

Que semelhanças e diferenças podem ser apontadas entre o Major Vidigal, de Memórias de um Sargento de Milícias, e o soldado amarelo, de Vidas Secas?

O major Vidigal, de Memórias de um Sargento de Milícias, é a figura da estabilidade social, da lei absoluta, mas é corrupto. Em contrapartida, o soldado amarelo, é símbolo da repressão e do autoritarismo, e sem esse autoritarismo, não é nada e, acovarda-se diante de Fabiano. Ambos, porém, assemelham-se por serem oportunistas e corromperem o código moral quando lhes há o interesse: o major Vidigal quando transgride o código moral e liberta Leonardo em troca de favores amorosos de Maria Regalada; e o soldado amarelo, por agredir o Fabiano apenas quando ele se apresenta bêbado, pois quando sóbrio, o soldado acovarda-se.

Ambos os trechos são narrados em terceira pessoa. Apesar disso, há uma diferença de pontos de vista na aproximação das personagens com o mundo animal e vegetal. Que diferença é essa?

O trecho narrado de O cortiço, usa da aproximação com o mundo animal e vegetal como uma forma de expressar as sensações e sentimentos das personagens, do prazer sentido. Já o trecho de Vidas Secas, utiliza da zoomorfização para dar características animais à Fabiano, o homem que age como um bicho, um bicho forte e que já passou por muito nessa vida. Ou seja, os dois trechos utilizam das características animais e vegetais, porém, diferem-se na abordagem e no objetivo, enquanto O cortiço mostra a realidade de forma científica, Vidas Secas da características animais a um ser humano.

Explique as diferenças do estado de ânimo das personagens ao final dos dois episódios

Enquanto Leonardo, ao final do trecho, se sente chateado, insatisfeito, enfadado pois tinha de se despedir de Luisinha e não queria deixar a presença moça, em frente a casa de D. Maria, Fabiano sente a angústia e o pavor, vários soldados amarelos ali aparecem de repente, batendo-lhes os pés com força e assustando o pobre nordestino sofrido.

Identifique dois aspectos que permitem aproximar Rita Baiana (O Cortiço) de Iracema (Iracema), mostrando os limites dessa semelhança.

Ambas as personagens são caracterizadas baseando em elementos naturais: Rita Baiana é “a luz ardente do meio dia”, “o aroma quente dos frevos e das baunilhas”, “o sapoti mais doce que o mel”, “a castanha do caju que abre feridas com o seu azeite de fogo”; já Iracema é vista como a “virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna” e o sorriso “mais doce que o favo da jati”. Porém, se difereciam no aspecto que em O cortiço, a personagem explora a sensualidade da baiana, de uma forma mais naturalista, e em Iracema, define a índia protagonista do conto, como a heroína idealizada, de carater puro.

Identifique uma semelhança e uma diferença entre Jerônimo (O cortiço) e Martim (Iracema).

Jerônimo e Martim, ambos portugueses, se assemelham no grande interesse que apresentam pelas terras brasileiras. Porém, em cada uma das histórias, a evolução dos personagens seguem ritmos diferentes, enquanto Jerônimo entra em decadência, quando se relaciona com a baiana, e passa de um trabalhador árduo para um desempregado preguiçoso, Martim se mantém um homem guerreiro e honrado.

Qual a diferença entre os “dois Jacintos” – o da cidade e o do campo em A cidade e as Serras?

No começo da obra, Jacinto mora na cidade, numa mansão herdada de seu pai,e tinha em sua mente a ideia de que “o homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado”, ou seja, abominava a vida no campo e glorificava a sua cidade. Porém, após sete anos vivendo no centro da civilização, Jacinto se viu farto de tanto progresso, e se viu em uma crise e decepção com a cidade. Quando viaja a Tormes e passa por certas desavenças, Jacinto se vê não mais enfadado e decide se instalar na região do campo, Dando início ao “segundo” Jacinto. Vive em mordomia no campo, sem as modernidades da cidade, se preocupa mais com a população que ali vive, e decide instalar melhorias para a população como creche e biblioteca, e ali entre o povo simples, reecontra a felicidade perdida em Paris., concliliando as duas partes da civilização.

Um elemento importante em Capitães da Areia é a trajetória dos meninos de rua. Comente sobre essas personagens.

O conto Capitães da Areia é um clássico na temática das crianças desprovidas de qualquer amparo social, legadas ao destino incerto dos que são propositalmente marginalizados, erradicados do convívio social. Dentre essas crianças, as de mais presença na história são: Pedro Bala, Sem-Pernas, Gato, Professor, Dora e Pirulito. No consciente de cada uma dessas personagens, há ambições e frustrações de uma vida adulta, mesmo que sejam apenas crianças desamparadas, e demonstrem isso ao longo da narração, como no capítulo “as Luzes do carrossel”. Porém, por mais diferentes que sejam as personagens, elas permanecem juntas até engajarem em atividadades, alguns na política, como vemos Pedro Bala, outros na arte, como Professor, e um acobou por praticar sua malandragem em outros lugares, o Gato se mandou junto de Dalva, mostrando que os meninos não são criminosos, e sim vítimas da sociedade.

Brás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com