TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens Da Utilização De Tecnologias Em Sala De Aula

Por:   •  5/8/2023  •  Artigo  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Elisabel Ferreira De Melo[1]

Edésio Pedrinho Tomasi²

  1. INTRODUÇÃO

    O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar os benefícios que as TICS proporcionam no processo de ensino-aprendizagem, além da dificuldade em sua inserção nas salas de aula e a falta de capacitação dos docentes. Em relação  aos métodos de ensino, as ferramentas digitais ganharam bastante repercussão, em vista a facilidade e praticidade de lecionar por meio de aplicações dinâmicas, com tutoriais e uma infinidade de funcionalidades. Os papéis foram substituídos por AVAs³ intuitivos, tudo em um só lugar. “Hoje, todos os jovens em idade escolar – e boa parte daqueles que estão na universidade – cresceram em um mundo no qual já havia internet banda larga e os celulares começavam a se popularizar e desenvolver.” (FIA, 2019). Mas até então, o acesso era  limitado às redes sociais, mensagens de texto, ligações, etc.  

  Ao contrário dos dias atuais, onde podemos assistir aulas remotamente, no nosso ritmo, é possível até mesmo realizar reuniões, controlar o que os nossos filhos fazem na internet, ter acesso às câmeras de segurança da residência por meio do  smartphone. Resumindo, a tecnologia chegou para inovar e modernizar a vida das pessoas.

   Com o cenário atual, muitos desenvolvedores empenham-se na criação de aplicações que auxiliam os professores no processo de ensino-aprendizagem, as quais podem ser acessadas pelo celular, computador e navegador. Algumas visam lucrar com seus projetos, enquanto outras têm o intuito apenas de contribuir com a aprendizagem. Com a sala de aula digital é possível alinhar o processo de aprendizagem com as novas mudanças, oferecendo ferramentas, conhecimentos e novas oportunidades aos estudantes. (DAROS e CAMARGO, 2020). No início da pandemia, por exemplo, a União Europeia emitiu um comunicado à imprensa a respeito de um novo plano de Educação Digital, para flexibilizar e promover aos docentes e alunos, uma forma de ensino digital,  para que estes não fossem prejudicados.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         

         

De acordo com a FIA Business School, “Educação digital é a prática de utilizar meios tecnológicos em métodos de ensino, frequentemente aliada à adoção de processos mais dinâmicos de aprendizagem.." (FIA, 2019). Esta abordagem foi criada pensando no contexto atual, no qual as crianças dessa nova geração já nascem rodeadas de tecnologia. Com as práticas adotadas pela Educação Digital, o aprendizado torna-se mais motivador e estimulante, tanto para o aluno, quanto para o professor. Os nativos digitais, como as crianças da atualidade são chamadas, possuem maior engajamento com as ferramentas tecnológicas, e , partindo desse pressuposto, a absorção de conhecimento pelo aluno torna-se efetiva, divertida e desperta ainda mais as habilidades  e a curiosidade dos discentes. Promovendo, assim, a inclusão e a democratização digital.

2.1 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DIGITAL

Apesar dos benefícios que as TICs[2] proporcionam, também há desvantagens em seu uso. Muitos nativos digitais desconhecem os perigos da web, e,  para isso, leis precisaram ser criadas para proteger esses usuários. A principal delas é a Lei n.º 12.965, chamada de Marco Civil da internet, onde segundo o seu artigo 26:

O cumprimento do dever constitucional do Estado na prestação da educação, em todos os níveis de ensino, inclui a capacitação, integrada a outras práticas educacionais, para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico. (BRASIL, 2014, Art. 26)

 Ainda de  acordo com a referida lei, os usuários também têm direito à liberdade de expressão e acesso livre aos serviços da internet, independente das capacidades físicas e intelectuais, além da segurança da privacidade, desde que cumpram com os deveres citados na norma.  Na educação, ainda há um grande desafio para adotar essas tecnologias digitais, em vista ao déficit de profissionais formados e capacitados para ministrar aulas e orientar os alunos. Com o avanço tecnológico, popularizou - se o Ead (Educação a distância), recurso que proporcionou uma forma de ensino mais flexível, onde o aluno consegue estudar no seu ritmo e em qualquer lugar. Com esse avanço das TICs, as  novas ferramentas de ensino agregaram um novo estilo de lecionar, diversificando e tornando o processo de ensino - aprendizagem mais proveitoso, permitindo aos alunos o desenvolvimento de habilidades e a familiarização com a tecnologia. (CIEB, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com