TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As culturas dos povos originários na luta contra o coronavírus

Por:   •  22/10/2020  •  Dissertação  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Unus  

Aluno: Matheus Paixão Santiago  

Série: 2°ano  

Professora: Laisy Riol  

Tema: As culturas dos povos originários na luta contra o coronavírus  

    Desde a pré-história, sempre houve diversos tratamentos, que vários povos dão para a morte e as formas de sepultamentos, e isso se aplica até hoje. No Brasil os nativos apresentam uma cultura especifica de como velar seus mortos. Que vão desde pinturas, adornos e até piras para cremar o cadáver. Decorrente da situação do mundo, com o novo coronavírus, os valores dos indígenas não vêm sendo respeitados.

    Como sabemos a disseminação do vírus é bem fácil, podendo passar pelo ar, objetos e vários outros fluidos corporais. Graças a esses fatos, vimos nossas vidas mudarem diante de nossos olhos, e não foi diferente para os indígenas. Nos últimos dias o caso do jovem Yanomami, de 15 anos, que morreu no dia 9 de abril em consequência da Covid-19, veio à tona, pelo fato de o mesmo ter sido enterrado no Cemitério Campos da Saúde, o que contrariou a cultura tradicional.

    Para especialistas em saúde indígena, o sepultamento de povos em cemitérios de cidades, e não nos territórios tradicionais, requer diálogo entre o Ministério da Saúde e as organizações indígenas para não expor os povos ao vírus, e muito menos um desrespeito cultural. Entretanto o assunto deve ser tratado com muita cautela, pois vale ressaltar que não é somente os indígenas que estão sendo desrespeitados e sim toda a população.

   Contudo é de extrema importância que ambas as partes mostrem empatia. O Ministério da Saúde deve respeitar a cultura tradicional dos nativos, logo têm de haver mais diálogos informativos, com os Grupos Indígenas e seus órgãos responsáveis, como a Fundação Nacional do Índio. Assim conscientizando e deixando bem claro os reais problemas causados pelo vírus, e a medidas protetivas que deverão ser tomadas. Nesses diálogos, curso gratuitos devem ser oferecidos, para ensina-los melhor, sobre como lidar com assuntos da saúde. E os indígenas devem ter resiliência com a situação, e aceitar algumas flexibilizações, como por exemplo, um caixão fechado e roupas de segurança. Para que ambas as partes possam sair satisfeitas, os mesmos terão que ceder em alguns pontos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (23.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com