TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da cultura do povo do Ceará

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos da cultura do povo do Ceará. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.310 Palavras (22 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

HOMEM E SOCIEDADE

CULTURA DO CEARÁ

SÃO PAULO

2013

HOMEM E SOCIEDADE

CULTURA DO CEARÁ

Trabalho semestral apresentado a Universidade paulista- UNIP, junto ao curso de Administração, como requisito da disciplina homem e sociedade, sob orientação do Prof. Munguele Kinyungn Jeam Baptiste.

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 4

2 BREVE APRESENTAÇÃO DO CEARÁ......................................................... 5

3 A CULTURA CEARENSE

3.1 ARTE POPULAR

3.2 MÚSICA CEARENSE

3.3 DANÇA CEARENSE

3.4 DIALETO CEARENSE

3.5 CULINARIA CEARENSE

3.6 CRENÇAS E RELIGIÂO CEARENSE

3.7 ESPORTE

3.8 PONTOS TURISTICOS

3.9 FOLCLORE E LENDAS DO CEARÁ

3.10 EDUCAÇÃO

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a cultura do povo cearense, apresentando suas crenças, danças, lendas, entre outros aspectos da cultura do povo cearense.

Espero poder transmitir as informações esperadas sobre a cultura do Ceará.

4

2 BREVE APRESENTAÇÃO DO CEARÁ

Ceará. Estado do Brasil situado na região nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148.825,6 km e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.

A capital e maior cidade é Fortaleza, Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão. Ao todo são 184 municípios.

É atualmente o décimo segundo estado mais rico do país, sendo o terceiro mais rico do Nordeste. A capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste, e o 9º maior do país8 . O Ceará apresentava, em 2010, a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.1

Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para 67.000 pessoas e esta passando por reformas pois será um dos estádio sede da copa do mundo de 2014.O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil. Terra de Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país como Renato Aragão e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero ; e atores famosos como José Wilker, Gero Camilo e Luiza Tomé.

O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".

*1 Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

5

3 A CULTURA CEARENSE

A cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. A cultura cearense é de base essencialmente europeia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino. O governo estadual criou a Secretaria da Cultura do Ceará, a primeira do Brasil, em 1966. A instituição organiza a cultura cearense e auxilia outras instituições particulares na manutenção das tradições da população do estado.

3.1 ARTE POPULAR

Com origens portuguesas e relevante influência indígena, têm destaque a produção de redes com os mais diversos bordados e formas e intrincadas rendas feitas em bilros, talvez o maior destaque da produção artesanal cearense, sendo uma arte tradicional no Ceará desde, pelo menos, o século XVIII . As rendas e os labirintos possuem maior destaque nas imediações do litoral, enquanto o interior se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com