TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Pelo Povo

Pesquisas Acadêmicas: A Cultura Pelo Povo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 7

A CULTURA PELO POVO

Resumo

O nome cultura vem do latim colere, que significa cultivar. Em modo geral cultura é tudo aquilo que inclui a arte, a moral, os costumes, o conhecimento, as crenças, a lei e todos os hábitos adquiridos pelo homem em sociedade. A cultura a todo tempo se mostra como um sistema de compartilhamento de valores e crenças, exercendo influência sobre cada membro da sociedade. Este artigo busca analisar o entendimento geral das pessoas sobre como e o que se faz formar a cultura.

Palavras-chave: Brasil; Cultura; Diversidade;

CULTURE BY PEOPLE

Abstract

The name comes from the Latin culture colere, which means to cultivate. In general culture is everything that includes art, morals, customs, knowledge, beliefs, law and all the habits acquired by man in society. The culture at all times shown as a system of values and beliefs shared by exerting influence on every member of society. This paper analyzes the general understanding of people about how and what is done form the culture.

Keywords: Brazil, culture and diversity

Introdução

A cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, dentre outros aspectos mais gerais, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade. Além disso, os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais, embora não sejam os únicos fatores a se considerar. Isso nos permite afirmar que não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes, com processos históricos também diversos, os quais proporcionaram organizações sociais com determinadas peculiaridades. Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas.

A Antropologia Cultural é o ramo do conhecimento que se dedica a compreender os mecanismos da vida humana em sociedade, no aspecto cultural. Surge como resposta ao antigo dilema que opõe cultura e natureza. Neste ponto de vista, o homem existe em “estado natural”, ou seja, ele é natureza pura. Nos dias atuais,entretanto, os antropólogos,defendem que a cultura é parte fundamental da natureza humana.Assim,cada indivíduo tem o potencial de dispor vivências,convertê-las em forma simbólica e dispersar os resultados.

O Homem, desde seus primórdios, vivendo em grupos ou sociedades, cultiva distintas culturas, que diferenciam um segmento do outro.

A cultura por ter influências de todas as partes, podemos dividi-la em dois esquemas: a cultura oficial, representada pelo poder político e elites econômicas, cultura de conteúdos e valores que estão organizados de forma sistemática. Seus padrões são transmitidos por escolas e universidades, por livros,assim como pela televisão,jornais, publicidade, revistas, entre outros meios. Esse conhecimento depende diretamente da cultura escrita.

O outro esquema de cultura, vamos chamar de cultura popular, onde reúne um conjunto enorme de manifestações e existe conjuntamente à cultura oficial. Mas,ao contrário desta,se desenvolve de forma caótica e espontânea, sendo construído no dia-dia da vida cotidiana. Esta cultura é diversificada, heterogênea e apresentam variadas caras nas diferentes regiões do país, podendo dizer que sua formação costuma ser expressão de cada cenário onde se desenvolve.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores, o Brasil, por sua vez possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, vieram vários outros povos que continuaram a contribuir para a formação da nossa cultura. Aspectos como a culinária, idioma, danças, religião, sotaque, festas são elementos que integram a cultura de um povo, e as regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais, indo, do vatapá ao chimarrão, do frevo à moda de viola caipira, da forte religiosidade ao carnaval e ao samba, e tudo isso, a seu modo, compõe aquilo que conhecemos como cultura brasileira.

Com toda essa nossa mistura étnica há quem acredite que isso promova uma democracia racial, com mais liberdade, respeito e harmonia entre pessoas de origens, cores e etnias diferentes. Mas não é bem assim que acontece, o discurso da diversidade, do convívio harmônico e da tolerância entre brancos e negros, pobres e ricos, acaba por encobrir ou sufocar a realidade da desigualdade, tanto do ponto de vista racial como de classe social.

É clara a existência do preconceito de raça na sociedade brasileira, seja no transporte público, na escola, no ambiente de trabalho, até mesmo em sua casa. Isso não significa que vivemos numa sociedade racista e preconceituosa em sua essência, mas sim que esta carrega ainda muito de um juízo de valor dos tempos do Brasil colonial, de forte preconceito e discriminação. Além disso, se a diversidade cultural não apagou os preconceitos raciais, também não diminuiu outro ainda muito presente, dado pela situação socioeconômica do indivíduo.

Dessa forma, o Brasil da diversidade é, ao mesmo tempo, o país da desigualdade.

Metodologia

Para conhecer melhor sobre a opinião do público sobre o conhecimento de cultura e o que caracteriza cultura em nosso país, foi-se necessário coletar informações e para isso optou-se pela realização de entrevista por meio de um questionário, de acordo com os procedimentos de pesquisa que envolve a interrogação direta das pessoas. Entrevista semi-estruturada, por considerar que permite certa organização dos questionamentos, ao mesmo tempo em que pode ser ampliada na medida em que as informações vão sendo fornecidas.

Participaram desta pesquisa, alunos do curso de Agronomia do IV semestre da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Segue abaixo as perguntas direcionadas a opinião sobre cultura fornecida para a pesquisa.

Questionário

1. Se você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com