TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autores e trabalhos de realismo

Seminário: Autores e trabalhos de realismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Seminário  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Com o Realismo o Brasil entrou em um novo patamar literário; este movimento principiou legalmente em 1881 com o lançamento de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Ele teve fim em meados de 1890 quando se iniciou o Parnasianismo. Esta escola introduziu em nosso país o poder de observação do escritor. Ele passou a criar procurando a autenticidade, algo que transcende o simples ofício de entreter os leitores. Machado de Assis é até hoje visto como o maior ícone da literatura nacional e do Realismo. O autor consagrou em sua obra um exame da esfera psicológica e universalista; fixou, assim, a autonomia literária do Brasil. Nesta época a nação brasileira alimenta o ideário liberal, e uma concepção republicana e mais moderna do país. Porém, contraditoriamente é obrigado a coexistir com uma oligarquia agrária, latifúndios e coronéis.

Autores e Obras do Realismo

Joaquim Maria Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas; Quincas Borba; Dom Casmurro; Esaú e Jacó; Memorial de Aires; O Alienista; A Cartomante; Missa do Galo; Histórias da Meia-Noite; Papéis Avulsos.

Aluísio Azevedo: Mistérios de Tijuca; Memórias de um Condenado; A Condessa Vésper; Filomena Borger; O Esqueleto; A Mortalha de Alzira.

Raul Pompéia: O Ateneu; As Joias da Coroa; Agonia (inacabado); Microscópicos (contos).

Artur de Azevedo: Contos fora da moda; Contos efêmeros; Contos em Verso; Vida Alheia, contos; O Oráculo; Teatro; Sonetos; Uma véspera de reis (teatro).

Adolfo Caminha: A Normalista; O Bom Crioulo; No País dos Ianques; Cartas Literárias; Ângelo (romance inacabado); O Emigrado (romance inacabado).

Domingos Olímpio: Luzia-Homem.

Inglês de Souza: O Missionário.

França Junior: As Doutoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com