TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Azul

Monografias: Azul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III (PROINTER III)

Tema: A importância da Gestão de Custos Logísticos para garantir qualidade nos serviços a fim de manter e captar novos Clientes.

Relatório Parcial

Taubaté / SP

2014

Nome do Acadêmico

Marcelo da Cunha Simão RA: 7546613985

André Sebastião Borges Carvalho RA: 6987464097

Paulo César Farias RA: 6580280789

Jean Charles Ferreira RA: 7326552470

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III (PROINTER III)

Prof. Rubens Waldecir Gonçalves Romeiro.

Tutora a Distância EAD Profª Glauce Soares Casimiro

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Tutor Prof. Rubens Waldecir Gonçalves Romeiro e Tutora a Distância Professora Glauce Soares Casimiro.

Taubaté / SP

2014

RESUMO

O mundo está se tornando cada vez mais um mercado global e a expectativa é de que as empresas devem estar mais preparadas e habilitadas para enfrentarem as realidades desse novo desafio, sendo levadas ao desenvolvimento de novas estratégias para projetar produtos para um mercado global que exige das empresas atuar com velocidade e flexibilidade sem relegar a oferta de produtos e serviços com preços reduzidos e elevados níveis de qualidade.

Neste cenário, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros. O objetivo deste trabalho é discutir, à luz dos conceitos da logística, a sua contribuição para a melhoria do desempenho das organizações, considerando-a uma ferramenta estratégica para a competitividade empresarial. Este estudo é de natureza exploratória, partindo de observações gerais, consagradas na literatura especializada, para uma análise restrita onde será contemplado o objeto deste trabalho. O assunto não será por absoluto esgotado, visto a complexidade do tema e a delimitação deste estudo, , assim nos centramos em abordar os recursos componentes que têm relevância quando da apuração dos custos logísticos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

I. DESENVOLVIMENTO 6

A) O estudo da viabilidade 11

B) Aspectos fundamentais 12

C) O sistema de gestão ambiental 13

D) A embalagem e o Meio Ambiente 14

INTRODUÇÃO

O mundo está se tornando cada vez mais um mercado global. As fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é de que as empresas devem estar mais preparadas e habilitadas para enfrentarem as realidades desse novo desafio, sendo levadas ao desenvolvimento de estratégias para projetar produtos para um mercado global, maximizando os recursos ao produzi-los.

O mercado exige das empresas atuar com velocidade e flexibilidade sem relegar a oferta de produtos e serviços com preços reduzidos e elevados níveis de qualidade.

A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suas atividades. Fatores de peso estão influenciando o incremento dos custos logísticos. Dentre eles, os mais relevantes são: o aumento da competição internacional, as alterações populacionais, a crescente escassez de recursos e a atratividade cada vez maior da mão-de-obra no Terceiro Mundo. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais eficientes.

Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se destacado como um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros.

I. DESENVOLVIMENTO

A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é frequentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados à suas atividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com