TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOS POPULARES E JOGOS

Artigo: BRINQUEDOS POPULARES E JOGOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Artigo  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES

O presente projeto foi desenvolvido com as crianças da alfabetização, e constantemente reorganizado, a partir das descobertas que interessam ao grupo. O trabalho partiu de uma grande temática “A importância da leitura e da escrita na formação do leitor”. Decidiram que iriam trabalhar com a construção da leitura/escrita do gênero instrucional e informativo, baseado na temática: Brinquedos e Brincadeiras Populares, uma vez que, o entusiasmo da classe deve ter sido observado ao falarem nas rodas de conversa sobre a importância do brincar saudável. Desde então começou a elaboração do projeto contribuindo com uma diversidade de informações e questionamentos através de conversas informais, textos informativos, instrucionais, literários, construções de brinquedo vivências de brincadeiras.

O projeto pode ter envolvido várias indagações e o foco dos organizadores foi descobrir o prazer de vivenciar as brincadeiras populares, construindo de forma lúdica caminhos para a preservação e valorização do brinquedo popular artesanal, como instrumento de manutenção da tradição e da cultura dos povos, traduzidas nos brinquedos e brincadeiras populares. Além de contribuir para a formação do leitor/escritor, que lê e escreve expressando suas ideias e descobrindo a linguagem escrita e sua função social de informação e de instrução. O estudo ora proposto caracteriza-se por um movimento lúdico construtivo que permitirá o caminho da intervenção e construção de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, uma vez que, acreditam na educação integral do ser e não apenas em alguns aspectos, por este motivo, objetivo deste projeto foi centrado no desenvolvimento destes conteúdos essenciais para a construção de um homem que pensa, conhece e transforma o seu mundo através de atitudes que contemplem o bem estarem comum. Para seus organizadores o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento interior e exterior.

Fizeram a pesquisa para conhecer a história dos brinquedos, leram para poder confeccioná-los e, principalmente, escreveram para ensinar a outras pessoas a confeccionarem, Por isso, fizeram o estudo de brincadeiras e a construíram brinquedos populares como incentivo à aprendizagem, possibilitando experiências na língua escrita e falada, constituindo a ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado. Criaram situações lúdicas de aprendizagem significativa em relação aos brinquedos e brincadeiras populares, visando despertar o gosto e o prazer pela leitura e escrita; Possibilitaram a interação e a cumplicidade com o mundo da leitura e a escrita de textos informativos e instrucionais, identificando suas respectivas funções e aspectos composicionais imprescindíveis à confecção de brinquedos e estabelecimento de regras para brincadeiras populares; resgataram o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos traduzidos nos brinquedos e nas brincadeiras populares. Iniciaram o projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares” realizando um levantamento de conhecimentos prévios das crianças, em seguida apresentando o saco de brinquedos para diferenciar o brinquedo popular do não popular.

A proposta de realizar um projeto educacional está no amplo campo de informações, geradas desde seu fundamento de proporcioná-lo, a sua formação ideológica. Consiste em proporcionar uma solução para os desafios em sala, os quais são gerados por motivos de vários níveis de desenvolvimento dos alunos, na interação deles com a matéria estipulada, no aprofundamento do tema, sendo um meio de ampliar o conhecimento, e muitos outros motivos que, com a elaboração desse método de ensino, facilita e aprimora as habilidades dos alunos.

Analisando pelo modo acadêmico, promove a participação de outras matérias conjuntas em um mesmo projeto. Esta junção motiva o aprendizado contínua de uma a outra matéria, favorecendo reciprocamente.

É essencial que o professor conheça a fundo as necessidades de aprendizagem de seus alunos para chegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com