TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECAS

Seminário: BRINQUEDOTECAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

BRINQUEDOTECAS

Este trabalho tem a finalidade de mostrar o que é uma brinquedoteca, a importância que tem uma brinquedoteca, para que publico é direcionada e como é feita sua utilização. Por muito tempo acreditou se que brincar era uma atividade sem importância e hoje através da brinquedoteca podemos comprovar que isso não é verdade e que brincar é necessário ao desenvolvimento do ser humano em um todo, pois através de pesquisas pudemos ver que a brinquedoteca não é feita só para crianças, mas para adultos também.

Hoje em dia houve falar muito em brincadeiras, porem o espaço propicio para o mesmo não tem sido adequado e nem tem se levado a brincadeira a serio, através de muitas pesquisas pudemos constatar que a brincadeira hoje em dia é usada até mesmo como forma de tratamento. Para que a criança tenha um espaço adequado para brincar se criou a brinquedoteca. A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

Estudos comprovam que uma criança, jovem ou mesmo adulto, tem mais facilidade de aprender através de brincadeiras lúdicas. Negrine (1994) afirma que a primeira brinquedoteca foi fundada em Los Angeles, na Califórnia, em 1934, segundo outros autores, a Suíça foi o primeiro país em que surgiu a ideia de emprestar brinquedos. Estes eram destinados às crianças com necessidades especiais, sendo utilizados para estimular através das brincadeiras. Através das pesquisas feitas vemos que existem vários tipos de brinquedotecas e com objetivos diversos, vejamos alguns tipos de brinquedotecas:

• Brinquedoteca pedagógica: funciona nos moldes de uma biblioteca de brinquedos e materiais pedagógicos para uso dos professores.

• Brinquedoteca escolar: é um setor da escola aonde os alunos vão para brincar ou escolher jogos para levar para casa.

• Brinquedoteca de empréstimo: funciona como uma biblioteca circulante e empresta brinquedos para as crianças levarem para casa por período determinado.

• Brinquedoteca terapêutica: onde a criança recebe atendimentos clínicos especializado, desenvolvidos através de brinquedos, que a criança também pode levar para casa.

• Brinquedoteca hospitalar: é um departamento do hospital onde a criança hospitalizada vai brincar quando pode locomover-se e, quando não pode, os brinquedos são levados na cama do paciente.

• Brinquedoteca itinerante: é um caminhão ou ônibus que leva brinquedos a diferentes localidades, para que as crianças possam brincar por algumas horas.

De acordo com RODARI (1982), por meio das brinquedotecas podemos avaliar o desenvolvimento da criança, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere à socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.

A brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária.

• Função pedagógica: proporcionar bons brinquedos e de qualidade;

• Função social: quando permite que crianças e jovens de famílias economicamente menos favorecidas possam fazer uso de brinquedos;

• Função comunitária: quando contribui para que crianças e jovens, que jogam em grupos, aprendam a respeitar as pessoas, a contribuir com elas, a receberem auxílio e tentar compreendê-las.

Apesar das brinquedotecas terem um papel muito importante na vida das crianças hoje ainda se houve falar muito pouco nelas, a brinquedoteca ainda é um sonho para a maioria das escolas, no município em que moro, por exemplo, só existe uma que é para atender a clientes de um hotel. Por exemplo, para que eu pudesse realizar minha pesquisa de campo foi muito complicado, pois quase não se encontra brinquedotecas, porém as que achei são excelentes, pois são ambientes que incentivam a criança a brincar e a explorar. Assim, é indispensável dar atenção especial ao uso de cores, à decoração das paredes e ambientes, à arrumação dos brinquedos, ao tamanho das estantes e até à mudança temporária nessa arrumação. Quando uma criança entra na brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria e a magia do espaço. Alguns autores propõem a disposição dos brinquedos de acordo com seu tipo em “cantinhos”. Podendo existir o cantinho da literatura, cantinho dos fantoches, cantinho do faz-de-conta, cantinho dos brinquedos pedagógicos, cantinho da música, cantinho das histórias, etc.

Os horários são feitos de acordo com publico que frequentam, nas brinquedotecas que visitei as crianças sempre são advertidas da forma que se devem usar o ambiente da brinquedoteca e é sempre frisado a elas que aquele ambiente é para elas e que elas precisam cuidar, a quantidade de crianças é controlada, pois não podem ter muitas ao mesmo tempo se não vira bagunça. Pude perceber que as crianças que utilizam a brinquedoteca tem a consciência que precisam cuidar de tudo que tem ali dentro, pois é feito pra eles e se eles não cuidarem não terão mais e que eles são os únicos responsáveis. O brincar é muito importante na vida da criança, Vygotsky (1989), alerta sobre a importância e a necessidade do brinquedo na infância. No entendimento do autor as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade. Ainda, segundo o autor, a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de-conta, como ainda nas que exigem regras, podem aparecer também no desenho, como atividade lúdica (Vygotsky, 1991).

Piaget (1982), também traz seu parecer descrevendo que o jogo é estruturado em três categorias: o jogo de exercício cujo objetivo é exercitar a função em si; o jogo simbólico no qual o indivíduo se coloca independente das características do objeto, funcionando em esquema de assimilação; e o jogo de regra, no qual está implícita uma relação inter individual que exige a resignação por parte do sujeito. Cita ainda uma quarta modalidade, que é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com