TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios e riscos na prática da ginástica artística

Por:   •  8/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

4

Introdução

A prática de qualquer atividade física traz resultados visíveis ao corpo, à mente e até às relações interpessoais no ambiente familiar e profissional. Seja qual for a modalidade escolhida, é indispensável consultar sempre um médico e realizar exames que vão buscar por problemas de saúde pré-existentes que necessitem de cuidados especiais e que vão definir o limite do corpo de cada indivíduo. Dessa forma, reduz-se o risco de lesões e é possível até ter um direcionamento que possa colaborar com a melhora de doenças.

5

Ginástica artística

Benefícios e riscos na práctica da ginástica artística

Como todos os desportos pode ser muito benéfica quando realizada com moderação. No entanto, é uma das especialidades desportivas com mais lesões se a trabalhamos como um desporto puramente de competição.

Por sorte, o ensino deste desporto é muito mais racional que há trinta anos atrás. Já que agora abundam os grupos em colégios que trabalham um par de dias por semana, e depois organizam competições entre eles para que a moderação não implique a falta de competição. Antes, nos colégios, era uma atividade onde não haviam encontros com outros centros quase nunca. E as crianças que queriam algo mais tinham de se inscrever num centro especializado.

Isto dava azo a lesões prematuras e perfeitamente evitáveis já que muitos destes desportistas não tinham as qualidades físicas para assimilar treinos tão duros. Os ginastas internacionais já se lesionavam muito devido ao desgaste, imaginemos rapazes e raparigas com um físico mais limitado.

Trabalhada com moderação, a ginástica desenvolve muito as nossas qualidades motoras. Melhorado nosso equilíbrio, coordenação e controlo do corpo. Por outro lado, também estamos a trabalhar a força máxima e a resistência muscular. Tanto no treino como na competição há um componente aeróbico e sobretudo anaeróbico.

Mas um trabalho tão completo faz com que estas tarefas tenham de estar muito bem dirigidas. E ainda assim, muitas vezes não é suficiente. Há um índice muito grande de lesões na ginástica artística:

Podem haver lesões na coluna vertebral que desencadeiem problemas medulares. Costumam produzir-se devido a fortes sobrecargas na zona lombar. Também podem haver outros problemas no tronco.

6

Quedas más nas piruetas costumam provocar também torceduras e luxações nas articulações. Nós ginastas costumam ser mais frequentes nas extremidades inferiores.

Nas extremidades superiores produzem-se mais fracturas. A rádio distal a a fractura por fadiga costumam ser as mais habituais. Poderiam produzir uma dor crónica.

Seja qual for o nível da prática é bom ter bons hábitos vitais no que diz respeito à alimentação. Uma dieta correta é sempre benéfica na luta contra lesões.

7

Conclusão

A ginástica é um esporte olímpico e é perceptível que não é qualquer um que pode executa-lo, pois é necessário ter muita força física e um acompanhamento rigoroso até porque envolve muitas partes do corpo que qualquer erro na manobra pode ser fatal ao atleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (203.3 Kb)   docx (422.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com